terça-feira, 15 de setembro de 2015

"O governo flerta com o abismo"

A imprensa publicou centenas de comentários de economistas sobre o pacote fiscal de Dilma Rousseff. O Antagonista selecionou alguns deles:
“A CPMF é uma tragédia, pois encarece, afasta o investimento, trava mais a economia e pode aumentar ainda mais o desemprego”.
“Os cortes de despesas anunciados são apenas tapa-buraco para as contas públicas de 2016".
“Não tem sentido, a sociedade não aguenta mais esse tipo de asfixia tributária. É um erro colocar tanto peso do ajuste em aumento de imposto. Aumentar a CPMF vai contra o aumento da competitividade da economia”.
“É um enorme 'me engana que eu gosto'. Eles têm que simular um certo corte para ver se sensibilizam o Congresso e a população como um todo para aumentar o imposto. O corte de gasto praticamente não existe”.
"São soluções emergenciais, discutidas no fim de semana, e que têm natureza temporária. Não há nada concreto, que altere a estrutura ou dê sustentabilidade à área fiscal".
“Tudo somado, o Orçamento de 2016 continua com despesas superiores às programadas para este ano, e a tão cobrada redução do número de ministérios e cargos – não detalhada até agora – produzirá uma economia ínfima”.
“Não seria surpresa se o Brasil chegasse a um déficit fiscal de 1% do PIB no ano que vem, com a relação dívida - PIB subindo para 80%. O governo parece não estar ciente desse risco. Ele flerta com o abismo".

Nenhum comentário: