quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Jérôme Valcke - "aquele....." - é acusado de montar esquema criminoso de venda de ingressos na Copa do Mundo

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, fechou acordos para ficar com 50% dos lucros da venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, em um esquema com ágio de mais de 200% nos valores das entradas e que teria envolvido mais de 2 milhões de euros (R$ 8,6 milhões em cotação desta quinta-feira) apenas para o bolso do dirigente. As acusações foram apresentadas nesta quinta-feira por Benny Alon, empresário que desde 1990 trabalha com a venda de entradas para os Mundiais da Fifa. Sua empresa, a JB Marketing, ainda apontou para o "desaparecimento" de 8,3 mil entradas para a competição e que teriam de ser vendidas por eles no torneio.

Este é o ordinário que queria dar pontapé na bunda de brasileiros, lembram-se disso?
O Estado foi um dos dez meios de comunicação do mundo e o único no Brasil a receber com exclusividade e-mails confidenciais de Valcke e da Fifa revelando um enorme esquema milionário para a revenda de entradas para o Mundial de 2014. A empresa JB Marketing entrou em acordo em 2010 com a Fifa para vender pacotes de ingressos VIPs a partir de 2013, incluindo para a Copa das Confederações. Mas os lucros teriam de vir principalmente da Copa do Mundo no ano seguinte, no Brasil. Por um entendimento, 11 mil ingressos seriam entregues a eles em locais "nobres" dos estádios do Mundial no Brasil, num esquema bem armado em todas as cidades-sedes. A empresa teria o direito de escolher doze jogos para os quais pediria ingressos para colocar no mercado, com preços acima do valor. Outros doze jogos seriam escolhidos pela Fifa e a entidade lhes entregaria partidas sem o mesmo apelo comercial. Esse último pacote envolveria 2,4 mil ingressos. Em dezembro de 2012, no Rio de Janeiro, Alon falou durante a Soccerex com Valcke e pediu um novo encontro para tratar do assunto. A reunião, porém, ocorreria apenas em março de 2013. O empresário viajou até Zurique e, numa reunião no escritório da Fifa, explicou que gostaria de renegociar a questão dos doze jogos mais fracos e obter melhores partidas para o Mundial de 2014. Segundo ele, pelo esquema montado, sua empresa perderia US$ 300 mil (R$ 1,2 milhão aproximadamente) se o acordo fosse mantido. "Valcke foi até seu cofre, colocou suas digitais e tirou dali nosso contrato", contou Alon. "Valcke então me perguntou: O que tem aqui para mim?", disse o empresário: "Eu respondi que poderíamos dividir 50% para cada um. Naquele momento, não pensava que a divisão seria com Valcke, mas com a Fifa e que a entidade ficaria com 50% do lucro que eu fizesse". Pelo novo acordo, os ingressos que a JB poderia vender não seriam mais as entradas para jogos "fracos", sem muito apelo do público brasileiro, mas sim para os principais jogos do Mundial. Isso envolvia todas as partidas da seleção brasileira e a grande final no Maracanã, que depois se soube foi entre Argentina e Alemanha. O acordo fechado era de que o valor do ágio na venda dos ingressos seria repartido em 50% entre a JB e Valcke. No dia 2 de abril de 2013, Valcke confirma o acordo por e-mail. O entendimento era ainda de que os dois iriam se ver no dia 3 de abril de 2013 em Zurique. Na ocasião, Alon traria o dinheiro em uma maleta. "Era um adiantamento", explicou o empresário. O parceiro comercial de Alon, Heinz Schild, conta que foi até um banco em Zurique e retirou de um cofre o valor, não revelado ainda. "Era muito dinheiro", confirmou. A mala usada também era um agrado. Jérôme Valcke, francês, tem uma Ferrari branca e a mala, portanto, tinha o desenho de uma Ferrari branca com uma bandeira da França. Mas na manhã daquele dia, às 9h08, o cartola escreveria a partir de seu e-mail oficial, jerome.valcke@fifa.org: "Estou desembarcando às 11h30 então perto das 11h45 na Fifa", disse. "Tenho um almoço às 12h com Jaime, seguido por encontros às 2h e depois às 3h com funcionários. Não tenho idéia de como podemos nos ver. Para os documentos, feche-os em algum lugar e lidaremos com isso da próxima vez". Segundo Alon, a palavra "documentos" era usada por eles para falar de "dinheiro vivo". "Não conheço nenhum outro documento que se usa para um fundo de pensão". No e-mail, Valcke ainda se mostra preocupado com um impacto disso em uma eventual campanha para ser presidente da Fifa. "Numa potencial corrida para a presidência, não posso olhar para eles (documentos) até que eu tome uma decisão sobre o futuro", escreveu em um dos e-mails a que o Estado teve acesso com exclusividade no Brasil. Mas ele é claro em apontar o valor da mala. "Documento é meu fundo de pensão se eu procurar algo, se eu não estiver mais na Fifa ao final de 2014 ou meados de 2015, no máximo", completou Valcke. Alon revela que o dinheiro voltou aos cofres do banco. Mas continuou a atualizar Valcke sobre os lucros da negociata. No dia 23 de abril, um e-mail entre o empresário a Valcke comemorava: "Estamos nos dando melhor que a Bolsa de Nova York". Ingressos para os três primeiros jogos da Alemanha na Copa, com valor de face de US$ 190 estavam sendo vendidos por US$ 570, com total conhecimento da Fifa. Para os jogos das oitavas de final, ingressos de US$ 230 eram vendidos por US$ 1,3 mil. 50 dessas entradas eram para jogos em São Paulo, na Arena Corinthians, em Itaquera, onde o Brasil estreou na competição contra a Croácia. "Ganhamos US$ 114 mil cada sobre a Alemanha", escreveu Alon para Valcke. Hoje, o empresário garante que o dirigente francês teria lucrado milhões ao final do processo. "Ele teria mais de 2 milhões de euros em lucros" aponta o empresário. "Ele ganharia parte dos lucros", acusou. Mas o esquema começaria a se complicar. Em dezembro de 2013, Alon foi chamado para uma reunião na Fifa alertando que o contrato teria de ser modificado. A explicação veio dois dias depois, alegando que, pela lei brasileira, uma empresa não poderia apenas vender entradas. Ela teria de vender pacotes de hospitalidade. Quem detinha os direitos nesse caso era a empresa Match. Um acordo foi então costurado para que a Fifa fosse substituída no contrato com a JB pela Match. Em 12 de dezembro de 2013, Valcke escreveria de seu e-mail particular, jerome.valcke@gmail.com, e alertaria para o crime que estava sendo cometido e que Alon teria de aceitar a mudança. "Benny (Alon), se você perguntar para advogados, nada vai acontecer", disse. "Você, eu, não temos opção. Caso contrário, o acordo será cancelado pela Fifa ou todos nós enfrentaremos, como pessoas, processos criminais. Isso não é uma piada. É muito sério. Portanto, evite muitos conselhos. "Just do it", alertou, usando a frase da Nike em inglês. Mas um outro obstáculo foi levantado pela Match, numa reunião também em dezembro durante o sorteio da Copa na Costa do Sauípe (BA). Desta vez, o presidente da Match, Jaime Byrom, alertou que sua empresa não teria como justificar as vendas e transferências de recursos e que, portanto, o acordo teria de ser em seu próprio nome. "Isso resolveria o caso para todos", explicou Alon, indicando que a Match e a Fifa o repassariam US$ 8,3 milhões pelo acordo, em valores que ainda serão pagos em janeiro de 2016 e janeiro de 2017. Uma carta então foi redigida indicando que 11,3 mil ingressos seriam repassados para a JB, a partir de Jaime Byrom que, por sua vez, receberia as entradas da Fifa. Por si só, o acordo já violava as regras da Fifa, que indicavam que nenhum indivíduo poderia ter o direito de vender ingressos. Mas ainda assim, o negócio foi mantido. O esquema financeiro para fazer a transação ocorrer acabou gerando um problema bancário. Para conseguir os ingressos, a JB transferiu dinheiro de Zurique para Londres. Byrom, por sua vez, teria devolvido o dinheiro para Zurique para a própria Fifa. O banco que fazia a transação acabou expulsando a JB de sua lista de clientes por suspeitas de lavagem de dinheiro. "A Match estava sendo usada como um banco paralelo da Fifa", acusou Alon. Em 2014, a JB descobriria que o acordo tinha sido uma fraude. Quando os ingressos começaram a ser entregues pela Match para Alon, os locais nas arquibancadas não eram o que havia sido combinado e apenas em assentos considerados como mais baratos. "A JB não recebeu nem de perto o que havia sido combinado", acusou Alon. No dia 16 de abril de 2014, um e-mail foi enviado por Valcke para Benny Alon, garantindo que os ingressos seriam entregues nos "locais combinados" e que isso havia sido discutido com Thierry Weil, diretor de Marketing da Fifa. Mas, quando a Copa começou, a JB teve de conviver com os ingressos fornecidos. "A questão que fica é o destino que foi dado às 8 mil entradas nos locais nobres dos estádios da Copa. O que ocorreram com eles? Ninguém até hoje conseguiu nos dizer para onde foram essas entradas", acusou o empresário. Em julho de 2014, depois de o Mundial acabar, Alon foi mais uma vez convidado para uma reunião na sede da Fifa. "Eu queria saber o que tinha ocorrido", atacou. "Mas a Fifa me disse naquele momento que meu problema era com a Match, e não com ela", disse o dirigente. A entidade e a empresa estavam com um problema maior: Ray Whelan, diretor da Match, estava ainda preso no Rio de Janeiro, suspeito de entregar ingressos no mercado negro. Segundo Heinz Schild, Valcke entraria na sala momentos depois em Zurique. "Ele estava nervoso e apenas disse que estavam mais preocupados com a situação de Ray Whelan", contou. Schild ainda revelou que Valcke sabia do envolvimento de Whelan. "Ele nos disse que Whelan vendia entradas por muitos e muitos anos no mercado negro", indicou. "Valcke nos disse que teriam de cuidar primeiro de tirá-lo da cadeia no Brasil", contou. "Não sabemos o que ocorreu com os 8 mil ingressos. Mas só sabemos que Ray foi preso", completou Alon. No Brasil, o diretor da Match foi liberado e o caso foi encerrado. Procurada, a Fifa ainda não se pronunciou sobre a denúncia de corrupção de seu secretário-geral, homem-forte da organização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. 

EMPRESÁRIO DIZ QUE VALCKE O ALERTOU QUE CATAR RECEBERIA COPA
Benny Alon soube do país-sede 8 meses antes da escolha oficial
Oito meses antes da escolha do Catar para a sediar a Copa de 2022, o empresário Benny Alon alega que foi avisado por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que o país árabe ganharia a corrida para organizar o evento. 
A decisão foi anunciada em dezembro de 2010. Mas, em 29 de abril de 2010, Alon viajou até Zurique para um almoço com o cartola e para fechar um acordo com sua empresa dando o direito de vender ingressos por quatro Mundiais. Isso valeria de 2010 a 2022. Mas com uma condição: a de que a empresa apenas teria o direito em 2022 se o Mundial ocorresse nos Estados Unidos. Alon, porém, se surpreendeu quando deixou o encontro e foi avisado por Valcke. "Ele me disse: você negociou bem. Mas vocês não terão ingressos para 2022. Esse Mundial ocorrerá no Catar", disse. Segundo o empresário, Valcke teria dito que eles, o Catar, "deu tanto dinheiro que não se poderia negar-lhes o Mundial". Alon respondeu que os americanos estariam prometendo vender todos os ingressos para todos os jogos se o Mundial fosse nos Estados Unidos, em 2022. "Mas o Emir do Catar escreveria um cheque pagando por todos os ingressos", teria respondido Valcke. Em setembro de 2010, Valcke repetiria o alerta, numa mesa de um restaurante. "Sabíamos o que estava nos envelopes", disse Alon. "Isso não é uma brincadeira", completou. O empresário ainda acusou o diretor-gerente da empresa ISE, Haruyuki Takahashi, de ter solicitado a ele 2 milhões de euros para dar "um presente" para Joseph Blatter, presidente da Fifa. Antes de trabalhar para a JB, Alon era gerente da ISE. "Eu questionei Takahashi pelo motivo e ele apenas me disse que teria de dar diante de uma visita do suíço ao Japão", contou Alon, que se recusou a entregar o dinheiro. Em meados de 2005, Blatter de fato viajou até o Japão e anunciou que a Sony seria a nova parceira da Fifa. (Estadão - Jamil Chade)

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