sábado, 22 de agosto de 2015

Em vídeo, Dilma e Lula reconhecem gravidade da crise e prometem volta do crescimento na propaganda do PT

A presidente petista Dilma Rousseff e seu Lula X9 (ele delatava companheiros para o Dops paulista durante a ditadura militar, conforme Romeu Tuma Jr, em seu livro "Assassinato de reputações") vão usar a propaganda eleitoral do PT para reconhecer a gravidade da crise econômica e prometer que o País vai voltar a crescer. Os vídeos de 30 segundos serão levados ao ar a partir da noite deste sábado (22) em inserções do partido na televisão. Dilma afirma que "muita coisa precisa melhorar" e depois defende as medidas de seu governo como meio de reaquecer a economia. "Tem muito brasileiro sofrendo, mas juntos vamos sair dessa. Estamos em um ano de travessia. E essa travessia vai levar o Brasil a um lugar melhor. Estamos atualizando as bases da economia e vamos voltar a crescer com todo o nosso potencial", diz ela, na aparição. 


O vídeo protagonizado por Lula X9 tem o teor idêntico –"situação não está fácil" e o Brasil vai superar "mais essa" crise. Ao pintar um cenário otimista para o futuro, Lula cita diretamente os problemas econômicos responsáveis por parte da alta impopularidade da sucessora e afilhada política no presente (apenas 8% da população aprovam seu governo, segundo Datafolha). "Vamos controlar a inflação, gerar empregos e derrotar o pessimismo. Pode ter certeza, o Brasil vai voltar a crescer", disse o ex-presidente.


Nesta semana, os números do IBGE mostraram a deterioração da situação do emprego e a economia patinando em uma inflação alta. Na quinta-feira, a Pesquisa Mensal de Emprego mostrou que taxa média de desemprego de 7,5%, inédita no mês de julho desde de 2009 – ano em que o País enfrentou uma recessão. Em julho de 2014, o desemprego foi de apenas 4,9%. Na sexta-feira, a prévia da inflação oficial desacelerou em agosto: o IPCA-15 ficou em 0,43% neste mês. A prévia caiu em relação a julho (0,59%), mas o acumulado em 12 meses foi a 9,57%.

Nenhum comentário: