sexta-feira, 19 de junho de 2015

Marta: “PT me ofereceu candidatura ao governo para ficar no partido”; “Recebi convite para ir para o PSDB”; “O primeiro erro da Prefeitura é o próprio Haddad”

A senadora Marta Suplicy, que deixou o PT, concedeu uma entrevista ao programa “Os Pingos nos Is”, que ancoro na Jovem Pan (ouça a íntegra). Segundo Marta, ao deixar o PT, recebeu convite de “todos os partidos”, inclusive do PSDB — teria sido feito pessoalmente por Aécio Neves. Mas deixou claro que o mais provável é que vá mesmo para o PSB. Marta afirmou ainda que o PT lhe ofereceu a candidatura ao governo de São Paulo em 2018 para não deixar o partido.

Deu essa resposta quando indaguei se ela teria saído do PT caso o partido lhe garantisse a candidatura à Prefeitura. Segundo a senadora, ela deixou a legenda porque já não concordava com a prática dos “companheiros”.
Perguntamos a Marta por que ela aceitou ser ministra de Dilma se a considerava tão ruim. Segundo disse, ela só se deu conta dos descalabros da economia no fim de 2013 e não tinha, em 2012, dimensão dos escândalos. Lembrei a Marta que a crítica aos erros na condução da política econômica eram frequentes e partiam de todo lado. Ela não sabia? O PT não se dava conta? Respondeu: “O PT não faz debate. As coisas não são de verdade”.
E por que Marta ensaiou o movimento “Volta Lula”? “Porque eu percebi que ela [Dilma] seria um desastre”. Interrompi: “Por que a senhora não bate no Lula? A senhora tem medo de bater Lula?”. Leiam o que ela disse:
“Medo? Nenhum! Eu me pergunto isso também… Mas tenho de bater, sim. Lula errou duas vezes. A primeira foi quando escolheu Dilma para ser candidata à Presidência e depois quando escolheu Haddad para ser prefeito de São Paulo. Os dois não estão fazendo bem nem para o Brasil e nem para a cidade. E depois ele errou outra vez, quando ele a ajudou a se reeleger. Deveria ser ele o candidato e não teve coragem de ser”.
Interrompi: “Aí eu discordo, a coisa não começou a ficar ruim no governo dele?”
Marta respondeu: “Naquele momento, na minha avaliação, ele seria melhor do que ela, e estaríamos numa situação melhor”.
Ah, sim: ouçam o programa. Indagada sobre os principais erros de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo, ela começa assim: “O primeiro erro é ele próprio”… Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: