quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ministro dos Transportes diz que obras vão parar por causa da Lava Jato

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR), afirmou nesta quarta-feira que o envolvimento das grandes empreiteiras na Operação Lava Jato “afetou muito” as atividades da pasta e que “várias obras no país vão parar” por falta de recursos. “Eu não posso esconder o que está acontecendo no ministério. Tudo o que aconteceu e está acontecendo no Brasil afetou muito o meu setor, as grandes empresas estão na Lava Jato, elas tinham capacidade de suporte no atraso de pagamento, as pequenas empresas não têm”, disse o ministro durante audiência na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. O ministro disse aos senadores que, nos quatro meses em que está à frente da pasta, só tem recebido visitas ou telefonemas de empresários que se queixam de falta de dinheiro. “Vou receber várias reclamações dos senhores de ‘parou a obra tal’ e vai parar sim. Assusta receber um telefonema dizendo ‘ou você paga hoje ou eu paro a obra’ e eu não tenho (dinheiro para pagar)“, disse Rodrigues, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Na audiência, ele se comprometeu a marcar uma nova reunião com os integrantes da comissão assim que souber o volume de dinheiro que terá em investimentos. “Eu não sei o quanto eu tenho no bolso, quanto eu posso gastar”, afirmou. O ministro disse que espera o aporte, previsto para o ano de 2015, de 13,6 bilhões de reais em investimentos na área para começar a discutir as prioridades. No próximo mês, porém, o governo Dilma Rousseff vai editar um decreto com o contingenciamento orçamentário que atingirá todas as áreas. O corte deve ser de 60 bilhões de reais a 70 bilhões de reais. Filiado ao PR e suplente da senadora Marta Suplicy (sem partido-SP), Antônio Carlos Rodrigues afirmou que a bancada do partido vai participar nesta quarta-feira de um jantar com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na casa do senador Blairo Maggi (PR-MT).

Nenhum comentário: