domingo, 8 de março de 2015

OPERAÇÃO LAVA-DILMA – Planalto ajudou a “pensar” a Lista de Janot. Zavascki carimba o “nada consta contra a presidente”. Cunha e Renan reagem. Ou ainda — Silvio Santos pergunta sobre a relação Janot-Cardozo: “É namoro ou amizade?” A plateia decide

A peça produzida pelo Ministério Público Federal, sob o comando de Rodrigo Janot, tinha um objetivo, digamos, central: a declaração de que nada há contra a presidente Dilma Rousseff. Isso, não foi o próprio procurador quem disse. NaPetição 5.263, aquela em que remete o caso de Antonio Palocci para a Justiça Federal de Curitiba, ele se limita a lembrar que a presidente não pode, no exercício do cargo, ser responsabilizada por atos anteriores à sua investidura. Mas parecia pouco.

Coube a Teori Zavascki, relator do petrolão no Supremo, bater o martelo: a presidente está livre de qualquer investigação não apenas por um impedimento legal, mas porque nada haveria contra ela. E ponto. José Eduardo Cardozo, o indignado, se encarregou de chamar atenção para a declaração na mesma entrevista em que voltou a negar que o governo tenha tido qualquer interferência na lista. É bem verdade que a Folha noticia mais um encontro secreto entre Rodrigo Janot e Cardozo — este na Argentina. Como num antigo programa de Silvio Santos, a plateia decide se é namoro ou só amizade.
Eu não me canso de revisitar aquela fantástica lista apresentada por Janot. A primeira piada que me vem à mente é a seguinte: “Com tanto pepista lá, cadê Paulo Maluf???”. Ninguém tratava da Petrobras com “Doutor Paulo”? Quanta injustiça! Mas sigamos. Então era mesmo o PP que comandava a festa, né? É bem verdade que essa lista nasce principalmente das delações de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef e que outros pedidos de inquérito podem chegar ao Supremo. Mas não contem com uma ampliação substancial, não.
Os petralhas, que já estavam quase se convencendo de que seu partido era mesmo o mais corrupto da Terra, agora podem se acalmar: talvez seja apenas o terceiro mais corrupto, perdendo feio para o PP, esta potência que manda na República, e para o PMDB, o que prova, gente, mais uma vez!, que petistas são bonzinhos por natureza; as más companhias é que os tiram do rumo.
Voltem à lista. Aquela penca de pepistas lá citados é irrelevante porque pepistas são irrelevantes. Ponto. No PT, Gleisi Hoffmann e Humberto Costa têm alguma importância — ele é líder da bancada no Senado —, mas ninguém ateará fogo às vestes pela dupla. Já o caso do PMDB… Pois é: Janot encontrou, até agora, apenas sete peemedebistas que estariam enrolados no caso: um é presidente da Câmara, e o outro, do Senado. O PT comanda a República há 12 anos, aparelha até batizado e velório, e o petista mais graduado a ser investigado, por enquanto, é… Humberto Costa!
No Twitter, Eduardo Cunha reagiu: “Sabemos exatamente o jogo político que aconteceu. O procurador agiu como aparelha visando a imputação política de indícios como se todos fossem partícipes da mesma lama. É lamentável ver o procurador, talvez para merecer sua recondução, se prestar a esse papel”.
“Dilma p… da vida”
Na Folha, lê-se a seguinte declaração do presidente do Senado: “Ela [Dilma] só soube que o Aécio estava fora na noite de terça, quando o Janot entregou os nomes para o Supremo. Ficou p… da vida”.
Destrincho a fala para vocês. O que Renan está afirmando é que Dilma havia sido informada, e muito bem informada, de que o presidente do PSDB estava na lista. E, como já escrevi aqui, até terça à tarde, estava mesmo, ainda que a inclusão do seu nome conseguisse ser mais ridícula do que a de Antonio Anastasia. Como vocês leram neste blog, parlamentares da base governista que circulavam entre os palacianos ouviam a garantia de que o senador mineiro estava na dita-cuja. E por que foi retirado? Porque, nesse particular, fazer a vontade do Planalto correspondia a desmoralizar o Ministério Público. E houve, sim, até dedo em riste!
Convenham: o que se tem até aqui da “Operação Lava-Dilma” já é uma enormidade, não? Reparem, meus caros: até agora, o petrolão não tem um centro político. Até agora, neste Oscar de Roteiro Adaptado, empresários maus e cúpidos se reúnem para subornar servidores pervertidos, que repassavam (depois de tirar o seu) o dinheiro para um bando de parlamentares, a maioria do…PP!!!
Você já está cansado da imagem da pizza? Que tal, então, “O pastelão do Doutor Janot”. Se fosse um filme, Cardozo poderia ser o roteirista, e Dilma, a diretora.
Há milhares de versões por aí. Sugiro que vocês fiquem com os fatos.
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: