segunda-feira, 16 de março de 2015

Eles queriam ser os novos senhores dos negros. Quebraram a cara!

Aparelhos de TV se tornaram coisas muito complexas. Deu um problema no que tem aqui em casa. Como é mesmo? A peça que se conecta com o sistema Wi-Fi pifou, provavelmente em razão de variação de corrente elétrica — esta já remete à crise mais geral, de infraestrutura. Também é complexa, mas deriva do atraso tecnológico, não do avanço.

Dois técnicos da empresa saíram daqui agora há pouco. Negros, por volta dos 25 anos. Conversaram sobre a manifestação. Um se mostrou entusiasta do protesto contra Dilma e já prometeu que estará presente no dia 12 de abril. O outro não estava nem aí. Nem para os que aderem nem para os que rejeitam. Também não fez a defesa do governo. Essas coisas simplesmente não parecem lhe dizer respeito. O outro o censurou por isso: “Você quer só reclamar, não quer lutar pra melhorar”. O que foi provocado respondeu: “Quem disse que eu tou reclamando? Já me ouvi reclamar? Eu tou é cuidando da minha vida. Se eu não garantir o meu, ninguém garante!”. E assim segue a vida. Agora ao ponto que vai além da crônica ligeira.
Para o PT, “negro de verdade”, nenhum dos dois é. Um pertence, segundo os critérios da fina sociologia desenvolvida nos botecos do Complexo Pucusp pela companheirada, à “elite branca”, embora seja negro. O outro é um alienado. Um alienado negro. O segundo tem salvação ideológica; o primeiro está condenado a ser um trânsfuga, um “preto de alma branca”. Não foi esse o ataque que dirigiram ao jornalista Heraldo Pereira, da Globo?
Os esquerdistas, de maneira geral, acham que os negros ainda não se libertaram da escravidão. Hoje, eles teriam de servir a outros senhores: os que pretendem fazer do racismo, no Brasil, um botão quente a ser acionado, já que esse papo de luta de classes anda meio pelo avesso. É o que chamo há muito tempo de “racismo de segundo grau”. A elite supostamente pensante — só lê os livros, quando os lê, que endossam seus preconceitos —, pouco importa a cor de sua pele, acha que negros só têm uma “consciência verdadeira” quando adotam a pauta estabelecida por seus mestres mal lidos. Assim, um negro só será livre se gritar “viva o socialismo!”, “abaixo o racismo!”, “fica Dilma!”, “impeachment é golpe!”.
Logo, os milhares de negros e mestiços que estavam nos protestos contra Dilma neste domingo não merecem usar o que passa a ser um traço distintivo: “É negro!”. Ou eles se subordinam a uma das centenas de ONGs que confundem política pública com rancor ou serão execrados como traidores.
Alguém poderia indagar: “Mas eles não fazem o mesmo com os brancos? Ser progressista é aderir à pauta racialista; ser reacionário é opor-se às suas teses”. É fato, mas existe uma diferença importante: a adesão dos brancos seria só um primado político e moral; a dos negros, uma obrigação biológica.
A tese é um lixo, mas prosperou. Há brancos e negros racialistas que têm a ambição de ensinar a um negro como deve se comportar um “verdadeiro negro”. Há héteros e gays do sindicalismo gay que fazem a mesma coisa com os homossexuais. Há homens e mulheres de certo feminismo rombudo que fazem o mesmo com as mulheres. E isso vale para qualquer das minorias sociológicas do catálogo politicamente correto.
No fim das contas, para essa gente, a situação real das pessoas — ou de sua “categoria” — é o que menos importa. A única coisa que interessa é que  carreguem bandeira e sirvam a um projeto de poder que satisfaça as ambições e os rancores daqueles que se apresentam como donos da causa, sejam héteros ou gays, homens ou mulheres, brancos ou negros.
Neste domingo, na rua, vimos os brasileiros sem canga. A militância partidária, de oposição a Dilma, foi convidada a não ser muito saliente. Tratou-se, em suma, de uma manifestação entre iguais de pessoas diferentes. Assim é a República. Os petistas tentam destruí-la. Mas não conseguirão. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: