quinta-feira, 5 de março de 2015

Eis aí: Janot recomenda ao STF que Dilma também não seja investigada. A propósito: por que os heróis de Curitiba não se interessaram por Lula? Ou: Segundo procurador-geral, no petrolão, Aécio e Dilma são iguais. Ou ainda: EIS AÍ A PIZZA DO DOUTOR JANOT, CUJO MAU CHEIRO ANTECIPEI AQUI

Antes que vá ao ponto, reproduzido no título, um pouco de memória, sim.

Tomei aqui algumas porradas por ter antevisto a natureza do jogo. No domingo, dia 22, escrevi um post com este título:
Petrolão-Janot 1
E lá se lia:
Petrolão-Janot 2
No dia 26, dada a fúria dos tolos que disseram que nunca mais leriam o blog (um favor que me fariam se cumprissem a promessa), escrevi:
Patrolão-Janot 3
E no corpo do texto:
Petrolão-Janot 4
No dia 27, voltei à voltei à questão:
Petrolão-Janot 5
Petrolão-Janot 6
Por que lembrar?
Porque prefiro que os leitores deste blog tenham memória. Tenho compromisso com o que escrevi ontem. Para mim, é impossível afirmar hoje o contrário do que afirmei antes, sem oferecer, quando menos, uma explicação ao internauta. Agora, vamos ao texto a que se refere o título.
*
Pronto! Rodrigo Janot, como sabem, recomendou ao Supremo Tribuna Federal que não abra inquérito para investigar o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB. E fez o mesmo com a presidente Dilma Rousseff (PT). Inventou-se uma narrativa em que, na história do petrolão, Aécio e Dilma são iguais: nada têm a ver com o peixe. Mas, por favor, não confundam Rodrigo Janot com um engavetador-geral. Eu preferiria, para ser justo, o epíteto de Absolvedor-Específico. Ou, quem sabe, de pizzaiolo-geral da República.
É bem verdade que, a qualquer momento, Janot pode encontrar motivos para, ao menos, pedir que se investigue a conduta da presidente da República. Mas vamos ser francos, não é, leitor? Nem eu nem você acreditamos que isso vá acontecer. Afinal, como você já leu neste blog, Janot é aquele que deu graças a Deus por “ter passado a régua e não ter encontrado nada contra Dilma e Lula”.
De resto, a delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-amigo de Lula e dono da construtora baiana UTC, não saiu. Parece que ele não aceitou aderir à narrativa criada para fazer a sua delação. Não gostou do roteirista. Assim, não lhe foi dada, até agora ao menos, a vantagem. E tudo indica que não saberemos detalhes de suas doações paralelas ao PT, especialmente à campanha de Dilma, conforme revelou a revista VEJA.
Nestes tempos em que houve um barateamento da figura do herói, também devo lembrar aqui o nome do Grande Ausente de Curitiba: Luiz Inácio Lula da Silva. Nem mesmo um convite para depoimento, nada! Mais uma vez, um escândalo de dimensões pantagruélicas é revelado — e, não duvidemos, parcialmente revelado — sem que o chefe inconteste do partido seja ao menos convidado para prestar esclarecimentos.
Devemos nos contentar com a fantasia de que os empreiteiros, todos corruptos ativos, meteram o pé na porta da Petrobras, ameaçando os diretores nomeados pelo PT: “Exigimos que vocês recebam a propina que nosso cartel quer lhes pagar”. Os corruptos passivos, então, distribuíram depois parte da dinheirama suja para alguns políticos e pronto. Não havia eixo, hierarquia, relações de subordinação, nada!
Espantosamente, nem José Sérgio Gabrielli, que presidiu a Petrobras no período em que a empresa foi à lona, mereceu papel de destaque. No roteiro que se escreve em Curitiba, ele não disputaria o Oscar nem de ator coadjuvante. Quando muito, seria um daqueles figurantes que ficam ao fundo, fora de foco.
Sim, eu senti antes o cheiro sofisticado que vinha do forno de doutor Janot. E também expressei meu descontentamento com o roteiro que se escrevia em Curitiba. Num canto, livrou-se a cara de Dilma; no outro, a de Lula.
Cqd. Como Queríamos Demonstrar. Por Reinaldo Azevedo

Um comentário:

Politica sem Medo disse...

Penso que Tio Rei esta dramatizando. Nao se pode fazer as coisas atabalhoadas para depois nao se arrepender. Se ele precisa deixar Dil-ma de fora, tudo bem que deixe porque os crimes dela foram anteriores a sua ascencao a Presidencia da Republica. Mas por que nao investiga-la por tudo o que tem feito depois disso? E olhe que foram muitos crimes, Lesa Patria c/ doacoes secretas p/ Cuba, subserviencia aos ditadores cubanos, africanos e venezuelanos obedecendo ao Foro de Sao Paulo, ignorar a entrada de terroristas a mando de Maduro para ensinar guerrilha aos MST, Ignorar a violencia dos Black Blocs que fazem para ela a politica de intimidacao. Autorizar a desocupacao por parte dos colonos de terras ditas indigenas mas que pelo uso os colonos tinha direito a elas, com violencia desnecessaria. Ignorar as ameacas a que foi vitima o Presidente do Supremo MM Joaquim Barbosa e a consequente ameaca de morte a que ele sofreu por parte de um militante do seu partido o PT e muito mais crimes de Lesa Patria.
Garanto que se o Ministro Janot, que tem tanta autoridade quanto Dil-ma, acharia brincando um motivo para prende-la e exigir sua renuncia. Ainda continuo dando minha parcela de confianca a ele mas a paciencia tem limite!