segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Vitória do PT mostra que Minas Gerais não tem dono, diz o petista Fernando Pimentel

O candidato ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, chega para votar, na Escola Leopoldo de Miranda, em Belo Horizonte

O candidato ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, chega para votar, na Escola Leopoldo de Miranda, em Belo Horizonte (Uarlen Valerio/Folhapress)
O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disse na noite deste domingo que a vitória do PT no segundo maior colégio eleitoral do país demonstra que o Estado “não tem dono, rei ou imperador”. A declaração do petista, repisada ao longo de boa parte da campanha, é um recado direto para o senador Aécio Neves (PSDB), que governou os mineiros por duas vezes e escolheu a dedo o candidato derrotado ao Palácio Tiradentes, Pimenta da Veiga (PSDB). Depois de ter evitado vincular seu nome ao da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT), Pimentel informou que, no segundo turno, participará da campanha “como cidadão”. “Recebemos com muita humildade (o resultado) e com um enorme senso de responsabilidade. Esse resultado das urnas mostra que Minas Gerais não tem dono, não tem rei e não tem imperador. Aqui soberano é o povo mineiro”, disse. “Minas Gerais disse que quer um governo mais próximo das pessoas, mas atento à visão real. Esse foi o recado das urnas", completou. Ao reconhecer a derrota, o tucano Pimenta da Veiga não apontou deslizes de sua campanha e disse simplesmente que “o erro foi ter votos insuficientes”. “Fica o sentimento de que, com mais alguns dias, nós venceríamos”, declarou. A sólida vitória do ex-ministro do Desenvolvimento neste domingo já no primeiro turno com 52,98% dos votos válidos, é a principal conquista do partido de Dilma Rousseff em nível estadual nessas eleições. O resultado no segundo maior colégio eleitoral do país – são 15,2 milhões de eleitores em Minas – é uma espécie de resposta do PT à confortável reeleição do tucano Geraldo Alckmin em São Paulo. A preferência de mineiros e paulistas deve ser o principal alvo de disputa dos candidatos à Presidência no segundo turno. Com a confirmação da vitória de Fernando Pimentel – prevista em todas as pesquisas de intenção de votos –, interlocutores da campanha da Dilma Rousseff já projetam que parte dos apoiadores de Marina Silva no primeiro turno podem migrar para o leque de aliados da petista, já que o senador Aécio Neves ficou apenas em segundo lugar em seu colégio eleitoral.

Nenhum comentário: