segunda-feira, 6 de outubro de 2014

José Serra é eleito e tira Suplicy do Senado após 24 anos

O candidato ao senado de São Paulo, José Serra (PSDB), vota no Colégio Santa Cruz na capital paulista, acompanhado do governador Geraldo Alckmin e de José Anibal

O candidato ao senado de São Paulo, José Serra (PSDB), vota no Colégio Santa Cruz na capital paulista, acompanhado do governador Geraldo Alckmin e de José Anibal (Felipe Cotrim/VEJA.com)
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) foi eleito senador na vaga que era ocupada há 24 anos por Eduardo Suplicy (PT). Com quase 90% das urnas apuradas pela Justiça Eleitoral, o tucano obteve mais de 58% dos votos válidos, enquanto Suplicy ficou na casa dos 32%. Serra já superou a marca de 10 milhões de votos, quase o dobro do petista, que passou de 5,5 milhões. Como Serra concorre no maior colégio eleitoral do país – São Paulo tem quase 32 milhões de eleitores – o ex-governador é o senador eleito mais bem votado do Brasil. A derrota é um revés para o PT, já que agora o PSDB terá duas das três vagas paulistas no Senado – Aloysio Nunes Ferreira é o segundo senador. Além disso, o suplente Antonio Carlos Rodrigues (PR) ocupa o gabinete da ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), eleita em 2010 com Aloysio. Aliado de Serra, o ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab (PSD) ficou abaixo das projeções. Ele recebeu cerca de 6% dos votos, pouco mais de 1 milhão.

Nenhum comentário: