domingo, 28 de setembro de 2014

Na terra de seu avô Tancredo, Aécio Neves prega "resgate da ética"

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, foi a São João Del Rei (MG),  terra da família Neves, dar início neste domingo à reta final da campanha eleitoral. O tucano reuniu parentes na Basílica de Nossa Senhora do Pilar para batizar os filhos gêmeos, Bernardo e Júlia, que têm pouco mais de quatro meses de vida. Ao lado da mulher, Letícia Weber, que pouco apareceu na campanha, Aécio Neves rezou e ouviu o sermão do padre Fábio de Melo, amigo da família. "Eu volto à minha terra, volto a São João Del Rei, a uma semana da eleição. Há 30 anos, eu saí daqui para iniciar a minha caminhada na vida pública. O tempo passou, os cabelos ficaram mais brancos, mas, no momento em que se aproxima a eleição, quero reiterar a minha crença de que, além das propostas, idéias e projetos, é fundamental resgatarmos na vida pública a ética, a decência e a generosidade", afirmou. "A vida pública não pode ser esse vale-tudo a que assistimos hoje. Trago os meus filhos aqui pela primeira vez para que eles aprendam desde cedo que o mais importante na vida é o que nós construímos a cada dia. Com os exemplos das nossas famílias, com as crenças de que não se deve mentir, não se deve roubar, deve se respeitar ao próximo". A cerimônia ocorreu na mesma igreja em que Aécio Neves e o ex-presidente Tancredo Neves, seu avô, foram batizados. Ornamentada em ouro e com peças barrocas, a matriz de São João Del Rei fica a poucos passos do casarão da família, onde viveu Tancredo Neves e a mulher, Dona Risoleta. O solar dos Neves, como ficou conhecido o imóvel, foi ponto de peregrinação dos mineiros neste domingo para ver o presidenciável. Ao final da cerimônia, Aécio Neves e Letícia, que se casaram em dezembro de 2013, posaram com os filhos. Emocionado, Aécio Neves lembrou o nascimento prematuro dos gêmeos durante a campanha eleitoral — eles ficaram internados por 60 dias. Ainda na porta da igreja, afirmou: "Não preciso nem esperar abrir as urnas para ver que sou um vitorioso. Basta olhar para os meus filhos, para a minha família e ver que eu já ganhei". O empresário Alexandre Accioly e a irmã de Letícia, Camila Weber, foram os padrinhos das crianças. A irmã de Aécio Neves e principal coordenadora da campanha, Andreia Neves, e a mãe do tucano, Inês Maria, acompanharam a cerimônia. Nas últimas semanas, Aécio Neves viajou ao Estado de Minas Gerais oito vezes para alavancar votos tanto para si como para o candidato tucano ao governo do Estado, Pimenta da Veiga (PSDB), que está onze pontos atrás do petista Fernando Pimentel, segundo pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira. "Estou encerrando essa etapa da nossa caminhada – apenas uma etapa, porque me reencontrarei com vocês ainda muitas vezes no segundo turno", disse. "Hoje faço profissão de fé dos valores que aprendi com meu avô Tancredo, andando por essas mesmas ruas e indo tantas vezes nessa mesma igreja onde meus filhos foram hoje batizados", disse. Aécio Neves entrou na disputa deste ano com a certeza de que chegaria ao segundo turno, mas a morte de Eduardo Campos (PSB) mudou o cenário: atrás de Marina Silva nas pesquisas, pode ser o primeiro tucano a ficar fora da reta final da eleição desde 1994. Por uma "reação histórica", Aécio Neves tem dito apostar em uma "onda de razão". "Quero pedir aos mineiros e aos brasileiros nesses dias finais que nos separam de uma decisão tão importante que reflitam. Apenas reflitam no significado de cada candidatura e naquilo que cada uma pode oferecer para a sua vida, para a sua família", pediu o tucano, no ato político que encerrou a visita.

Nenhum comentário: