quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PILOTO DO JATINHO CESSNA AVISOU QUE TENTARIA ARREMETER ANTES DO ACIDENTE

Um rápido diálogo, via rádio, entre o piloto do avião que conduzia Eduardo Campos (PSB) e a equipe de controle da pista revela que o comandante da aeronave comunicou sua intenção de arremeter. Com voz calma e em linguagem técnica de aviação, ele informou que iria proceder o "bloqueio de Santos e o rebloqueio", o que indica o plano de tentar pousar novamente na pista 35, que fica no Guarujá, mas pertence à base aérea de Santos, no litoral paulista. Segundo o vice-presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa), Humberto Branco, nessa pista, a orientação dada aos pilotos é de arremeter caso não exista visualização da pista a 700 pés. A aproximação por instrumentos é procedimento padrão, ainda mais com o clima registrado no local nesta manhã. De acordo com boletins meteorológicos de Santos, usados pela aviação, a visibilidade no horário do acidente estava bastante prejudicada. Às 11 hORAS, era de aproximadamente 2 mil pés. Havia ainda muitas nuvens e chovia. O piloto arremeteu de acordo com as normas da pista, para o lado esquerdo. Como a aeronave caiu a cerca de 4 quilômetros da cabeceira da pista, a arremetida, em tese, já havia sido realizada. O problema que levou a aeronave a perder altitude e cair, no entanto, ainda não são conhecidas.

Um comentário:

Benedito Matos disse...

Saudações amigos,
Buscando contribuir minimamente com minha vivência em aviação, ouvi esta gravação e pelo que parece ela não trata do momento da arremetida, nesta gravação o piloto informa ao controle São Paulo que pretende realizar o procedimento ECO UNO na chegada a Santos. Isso se faz ao ingressar na terminal, a informação de arremetida deve ter sido dada a Radio Santos (já que lá não tem torre), em um momento posterior a esta gravação. Porém, nesta gravação se percebe uma aparente normalidade no procedimento, o que deixa o acidente ainda muito mais estranho, principalmente quando testemunhas afirmam ter visto a anv caindo já pegando fogo!