terça-feira, 22 de julho de 2014

COMPANHIAS AÉREAS DOS ESTADOS UNIDOS CANCELAM VÔOS PARA ISRAEL

A Federal Aviation Administration (FAA), entidade reguladora da aviação americana, suspendeu todos os voos para Tel Aviv por um período de 24 horas. A determinação foi anunciada depois que um foguete caiu perto do Aeroporto Internacional Ben Gurion. Todas as três companhias aéreas dos Estados Unidos que voam para Israel – Delta Air Lines, United Airlines e US Airways – informaram ter cancelado temporariamente seus voos. A decisão ocorre em um momento em que as empresas estão mais sensíveis sobre os riscos de passar sobre áreas em conflito, depois que um avião da Malaysia Airlines foi abatido por um míssil quando sobrevoava o leste da Ucrânia. Também reflete o impacto do conflito na Faixa de Gaza sobre a economia de Israel, no pico da temporada de verão, destacou o jornalThe New York Times. Até o momento, as companhias aéreas europeias mantêm em operação seus voos para Tel Aviv. A British Airways afirmou que “está monitorando a situação de perto” e acrescentou que a operação segue dentro do programado.

A americana Delta informou que um vôo de Nova York para Tel Aviv com 273 passageiros e 17 tripulantes a bordo foi desviado para Paris nesta terça-feira, depois de a polícia israelense ter confirmado a queda de um foguete em Yehud, um subúrbio de Tel Aviv localizado a menos de dez quilômetros do aeroporto. Duas casas foram danificadas, informou a polícia, ressaltando que a maior parte dos foguetes disparados a partir de Gaza é interceptada antes de atingir o solo. Israel iniciou há 15 dias uma operação para minar a capacidade do grupo fundamentalista palestino Hamas de lançar foguetes contra seu território. Há menos de uma semana, a operação foi ampliada e o Exército iniciou uma invasão terrestre.
Um oficial israelense insistiu na segurança em voar para Israel. “Se eles querem dar um prêmio aos terroristas, não poderiam ter escolhido uma maneira melhor”, disse a fonte, que não foi identificada pelo New York Times. “Se era seguro até agora, por que não seria agora? Nada mudou. O aeroporto está lá desde o primeiro dia (de operação)”. A Delta suspendeu os vôos para Tel Aviv “até segunda ordem”, sem indicar quando eles serão retomados. A US Airways cancelou os vôos desta terça-feira e disse que está em contato com as autoridades federais. A United cancelou dois vôos nesta terça-feira.

Nenhum comentário: