terça-feira, 10 de junho de 2014

INTEGRANTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA A COPA DO MUNDO DENUNCIAM "PERSEGUIÇÃO POLICIAL"

Militantes do Comitê Popular da Copa no Distrito Federal dizem ter recebido a visita de homens não-identificados se passando por representantes da Justiça Eleitoral. Três integrantes do movimento suspeitam que os homens eram policiais do governo petista com o objetivo de intimidá-los, já que o grupo está organizando para esta quinta-feira, dia da abertura da Copa do Mundo, mais um ato contrário aos gastos públicos no evento. Thiago Ávila foi um dos seis integrantes do comitê que receberam a visita. Segundo ele, um homem dirigindo uma Hilux sem identificação oficial esteve em sua casa e também em um local onde ele trabalhou até recentemente. “Me ligaram de casa dizendo que esse camarada tinha passado por lá, dizendo ser servidor do Tribunal Regional Eleitoral e que precisava checar algumas informações por causa do recadastramento biométrico. A principal preocupação dele era saber os horários em que costumo estar em casa. Depois, ele foi ao meu antigo emprego e conversou com a minha ex-chefe, querendo saber o que eu fazia quando trabalhava lá, quanto eu ganhava e porque tinha saído”. De acordo com Ávila, o nervosismo e a falta de identificação do visitante levantaram suspeitas de todos. Quando a ex-chefe do militante pediu para que o homem mostrasse sua identificação funcional, ele respondeu que, por se tratar de uma visita informal a serviço do TRE, não havia necessidade de identificação. Ainda assim, o homem forneceu o número de um telefone no qual Ávila mais tarde conseguiu localizá-lo. “Liguei e perguntei o que ele queria. Ele me contou a mesma história, mas gaguejava muito, dizendo que tinha sido uma visita informal e que, no TRE, eu não conseguiria nenhuma informação oficial sobre o procedimento. Quando eu disse que iria ao tribunal checar, ele disse que não precisava, que nós conversaríamos em outra ocasião, na minha casa”, declarou Ávila. Segundo ele, o nome com o qual o homem se identificou não consta dos registros públicos de servidores do tribunal. Vinícius Lobão é outro dos militantes do Comitê Popular da Copa que dizem ter passado pela mesma situação. Segundo ele, dois homens chegaram a sua casa no exato momento em que ele saía para trabalhar. “Se identificaram como oficiais do TRE e disseram que precisavam confirmar os meus endereços. Eles inclusive apresentaram carteiras de identificação oficiais, mas eu achei muito estranho que o TRE estivesse visitando eleitores. Ainda mais usando uma Hilux não identificada”, comentou Lobão: “Pelas perguntas que fizeram, eu temo que a qualquer momento possa chegar um mandado de prisão preventiva. O que eles mais queriam saber era onde estamos a cada hora do dia”. Os militantes do comitê suspeitam que os homens eram policiais civis, a serviço da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, governo petista.

Nenhum comentário: