segunda-feira, 26 de maio de 2014

SABEM O QUE VAI ACONTECER COM O DITO "AVANÇO DA EXTREMA DIREITO EUROPÉIA"? NADA ELEVADO AO QUADRADO!

Sabem o que vai acontecer com isso que a imprensa ocidental está chamando de “avanço da extrema direita” no Parlamento Europeu? Nada elevado ao quadrado! É só, digamos, uma manifestação de pruridos ideológicos e catastrofismo. Os partidos tradicionais da Europa, favoráveis ao atual status da União Europeia, terão 70% dos 751 assentos. Que coisa, hein? Se esses que se querem os “progressistas” não tiverem a unanimidade, logo vislumbram o apocalipse? Manuel Valls, primeiro-minitro da França, por exemplo, fala em “terremoto político”.

É um óbvio exagero. Aliás, a ruindade do governo socialista na França responde pelo crescimento da oposição de direita na votação. Ele está assustado porque, na França, seu partido amargou um terceiro lugar, com apenas 13,9% dos votos. A direitista Frente Nacional (FN), liderada por Marine Le Pen, ficou em primeiro, com 25,65% dos votos, seguida pelo partido conservador UMP, com 20,6%.
Vamos ver. Os ditos partidos de extrema direita estão sendo definidos como “eurocéticos”, “nacionalistas” e “contra os imigrantes”, como se houvesse uma agenda que os unisse a todos — como se houvesse, diga-se, uma entidade supranacional que os alinhasse. E isso é simplesmente mentira. Existe uma Internacional Socialista; existe até uma Internacional Democrata-Cristã. Mas inexiste uma internacional de ultradireita. Não passa de uma fantasia. Cada um desses partidos está preocupado com a agenda local e não tem nem mesmo como unir os seus, atenção!, 97 deputados em favor de uma causa comum.
Tento de novo: dos 751 deputados, 97 — ou 12,9% — podem ser considerados os tais de “extrema direita”. Ora, o eleitorado reacionário de cada um desses países certamente é superior a esse percentual — o que é um sinal de que, em alguns, houve um avanço da esquerda ou da centro-esquerda. Esse é o caso da Alemanha, por exemplo, que é apenas a maior economia do bloco — ou da depauperada Grécia.
Esse é um daqueles casos clássicos de “muito barulho por nada”. A imprensa de esquerda francesa está pautando o noticiário mundial em razão do resultado local, eis a verdade. Não é a primeira vez que os franceses anunciam o Armagedon por causa do avanço da Frente Nacional. E, no entanto, vejam lá, os socialistas estão no poder.
Os ditos esquerdistas e “progressistas” mundo afora podem ficar calmos: não vai acontecer nada. Os liberais também não precisam ficar desarvorados. Os “ultradireitistas” do Parlamento Europeu continuam a ser uma minoria irrelevante e não têm uma agenda comum. Cada um atira para um lado. Quanto ao combate à imigração ilegal, alguns “progressistas” até estão dando graças aos céus: preferem que sejam os “suspeitos” de sempre a tratar do assunto — assim, eles, os bacanas, se desobrigam de abordar a questão.
À diferença do que diz o primeiro-ministro francês, não haverá terremoto nenhum. Os socialistas da França é que estão com tremedeira. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: