quinta-feira, 22 de maio de 2014

BILIONÁRIO JUNIOR FRIBOI DESISTE DE DISPUTAR O GOVERNO DE GOIÁS

O bilionário empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, desistiu de concorrer ao governo de Goiás pelo PMDB. Em carta aberta divulgada na tarde desta quinta, o homem que fez Roberto Carlos voltar a comer carne anunciou que vai “acompanhar a eleição como cidadão”. A justificativa do empresário é que ele não quer “dividir” o PMDB-GO, apesar de admitir que a “maior parte” dos correligionários goianos apoiavam a “renovação” no Estado. Com a desistência de Júnior Friboi, fica aberto o caminho para mais uma candidatura do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Íris Rezende (PMDB), que também havia anunciado no final de abril a desistência de disputar. No entanto, a disputa continuou. “Infelizmente, a renúncia dele (Íris) não acabou com as intrigas de bastidor ou com os ataques contra mim”, revelou o empresário em carta aberta. Leia na íntegra a carta de Junior Friboi: "Amigos, Aprendi com meus pais os valores que guiam a minha vida. Os mais importantes são a verdade e a lealdade. Sempre me pautei por eles, e com sucesso. Quando decidi entrar na política, jurei a mim mesmo e à minha família que não me afastaria dos princípios em que sempre acreditei: falar a verdade e acreditar que os outros estejam fazendo o mesmo. Meu primeiro movimento ao ser convidado para me filiar ao PMDB foi procurar Iris Rezende, amigo de minha família por décadas. Disse a ele que pretendia disputar o governo de Goiás e perguntei se ele tinha o mesmo plano. Se tivesse, eu não viria para o partido. Não tinha o interesse de dividir a legenda. Iris me disse naquela vez que não pretendia concorrer a governador, o que viria a reafirmar em várias conversas que tivemos depois. Me assegurou serem falsas as acusações de que não deixava nenhuma outra liderança crescer no PMDB. Que não tinha sido ele a impedir as candidaturas de Henrique Meirelles, Vanderlan Cardoso e a reeleição de Maguito Vilela. Eu acreditei, e me filiei ao PMDB. Nesse primeiro encontro, Iris me disse para viajar pelo interior de Goiás, conversar com os companheiros. Se o PMDB me abraçasse, ele me abraçaria. Foi o que fiz, e o PMDB me abraçou. Apesar disso, Iris se lançou pré-candidato a governador. Respeitei sua disposição e mantive a mesma postura. Para minha alegria, a imensa maioria do partido apoiou meu nome e nossa proposta de renovação. Alguns dias depois, num gesto de grandeza, Iris renunciou à pré-candidatura, anunciando sua intenção de não dividir o partido. Infelizmente, a renúncia dele não acabou com as intrigas de bastidor ou com os ataques contra mim. A perspectiva é a do PMDB chegar às eleições como um partido dividido, marcado pelas cicatrizes da luta interna. Eu me comprometi a não dividir o PMDB e serei fiel à minha palavra. Neste momento retiro minha candidatura. Deixo o caminho aberto para Iris Rezende disputar mais uma vez o governo de Goiás. Acompanharei a disputa eleitoral como cidadão. Deixo o processo eleitoral com o coração agradecido aos companheiros que honraram sua palavra e seus compromissos. E saio com a consciência tranquila de quem permaneceu fiel a seus valores. Júnior Friboi"

Nenhum comentário: