quinta-feira, 3 de abril de 2014

TURISTA LGBT GEROU 30% DA RECEITA DO RIO DE JANEIRO NO CARNAVAL

Com um impacto econômico direto de R$ 461 milhões, os turistas LGBT responderam por 30,75% da receita do Rio de Janeiro com turismo no carnaval, apesar de serem apenas 15% do público que visitou a cidade, de acordo com pesquisa da Riotur, divulgada nesta quarta-feira. O levantamento foi feito pela primeira vez neste ano, e contou com a colaboração da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, do município, e do Observatório de Turismo, da Universidade Federal Fluminense. Enquanto o turista médio gastou R$ 198,00 por dia na cidade, os turistas homossexuais e bissexuais brasileiros deixaram R$ 302,10, e os estrangeiros R$ 548,82 - 270% a mais que a média do público geral. Além de consumirem mais, os LGBT também ficaram mais dias: enquanto o turista teve permanência média de sete dias, os gays brasileiros ficaram 9,4 dias e os LGBT estrangeiros 12,4 dias. "O público gay viaja mais e gasta mais, e por isso é tão disputado por várias cidades do mundo. Uma das coisas que a pesquisa deixa bem claro é que o Rio está consolidado como um destino LGBT internacional. Estamos entre as cinco cidades que mais recebem esse tipo de turismo, junto com Tel Aviv, Londres, Nova York e Berlim, com uma característica bem peculiar, de sermos uma cidade com praia, floresta e lagoa no perímetro urbano de uma metrópole. Esse estilo de vida típico da cidade, o jeito carioca, agrada o turista, e mais ainda o turista gay", disse o coordenador de Diversidade Sexual da prefeitura, Carlos Tufvesson. Entre os dados mais expressivos da pesquisa está justamente a reincidência dos turistas LGBT: 45,6% já tinham visitado a cidade pelo menos dez vezes, enquanto apenas 12,5% estavam no Rio de Janeiro pela primeira vez.

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