domingo, 26 de janeiro de 2014

TOYOTA É A MAIOR MONTADORA DO MUNDO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Com 9,98 milhões de veículos vendidos, a Toyota manteve o posto de maior montadora do mundo em 2013. Neste ano, o grupo japonês espera vender 340.000 unidades a mais, tornando-se o primeiro fabricante do setor automotivo a ultrapassar a barreira de 10 milhões de unidades vendidas em um único ano. As vendas globais da Toyota aumentaram 2% no ano passado na comparação com 2012. A segunda colocada, a americana General Motors, cresceu 4%, com a venda de 9,71 milhões de veículos. A Volkswagen, que deve ficar em terceiro lugar no ranking mundial, espera ter vendido entre 9,5 milhões e 9,7 milhões de unidades no ano passado. A companhia alemã só deve divulgar seus números oficiais em março. Um plano apresentado pela Toyota em 2007 previa ultrapassar a marca de 10 milhões de veículos vendidos em 2009. Ao que parece, a meta será atingida com cinco anos de atraso. Já a Volkswagen espera chegar ao número até 2018. Akio Toyoda, neto do fundador e presidente do grupo desde 2009, disse recentemente à publicação especializada Automotive News que, atualmente, a companhia não está "em busca de volume de produção e vendas". Segundo ele, "uma atitude mais agressiva resulta na produção de carros ainda melhores, mudando a forma como produzimos carros". A Toyota chegou à liderança do mercado mundial de veículos em 2008, desbancando um reinado de 77 anos da GM. Manteve-se no posto nos dois anos seguintes, mas perdeu a supremacia em 2011 devido a problemas de falta de componentes, após o terremoto seguido de tsunami que ocorreu no país no início daquele ano. Em 2012, a companhia recuperou a coroa, com a venda de 9,75 milhões de veículos, e repetiu o feito em 2013. A diferença de vendas entre as duas marcas, contudo, diminuiu para 270.000, ante 451.000 unidades no ano passado, graças ao bom desempenho da fabricante americana na China e nos Estados Unidos. Do total de 9,98 milhões de veículos vendidos pela Toyota em 2013, 7,6 milhões, ou 76%, foram comercializados fora do Japão. A marca vendeu aproximadamente 2,24 milhões de automóveis nos Estados Unidos e 917.000 na China. No Brasil, a companhia, sétima no ranking nacional, vendeu o volume recorde de 176.000 carros em 2013, o que representou um crescimento de 54,8% em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário: