domingo, 8 de dezembro de 2013

TRIUNFO QUER ANTECIPAR SEGUNDA PISTA DE VIRACOPOS

A Triunfo quer antecipar a conclusão da segunda pista do aeroporto de Viracopos, afirmou o presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Kuster, em encontro com investidores na sexta-feira. "Precisaremos da segunda pista em 2018 ou 2019, mas estamos estudando seriamente antecipar por questão estratégica", disse ele, acrescentando que a empresa avalia desenvolver o conceito de "aerotrópolis" em Viracopos, podendo chegar a quatro pistas. "Temos 1.000 alqueires de terra para chegarmos a 4 pistas e tudo o que envolva o conceito, como hotéis", disse. Segundo o executivo, o objetivo da companhia é tornar o aeroporto no interior de São Paulo um dos 10 melhores da América Latina entre 2015 e 2016. Para isso, está ampliando espaços para manobras de aeronaves, passando de 30 para 70 posições em 2014. A companhia está construindo um novo terminal no aeroporto e avalia transformar o terminal antigo em hangar para aviação geral internacional, de olho em demanda de vôos charter, enquanto espera se beneficiar do plano do governo federal para impulsionar a aviação regional no País, o que pode posicionar o aeroporto em hub para vôos internacionais. Segundo Kuster, o crescimento da demanda brasileira deve implicar que a empresa não vai tirar companhias aéreas do aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Porém a concessionária de Viracopos está buscando atrair linhas aéreas internacionais para o aeroporto de Campinas. Caso o governo venha a fazer novas concessões de aeroportos, a Triunfo focará atenção sobre Manaus, o que daria à empresa acesso às cargas da Zona Franca, disse o presidente-executivo da companhia, Carlo Alberto Bottarelli. Ele acrescentou que um hub internacional no Nordeste também interessa à empresa. Sobre as perspectivas para a economia brasileira, ele afirmou que espera um 2015 "muito ruim" diante da provável necessidade de ajuste nas contas públicas após as eleições de 2014. Porém, ele avaliou que a maioria dos negócios da Triunfo estão protegidos contra uma desaceleração econômica: "Estamos protegidos contra inflação e tráfego vai continuar existindo". Em rodovias, o foco da Triunfo são as estradas federais. Depois de vencer o leilão de mais de 1 mil quilômetros das BRs 060/153/262, a companhia avalia parcerias em consórcios para as próximas concessões, disse Bottarelli. Os próximos leilões incluem a BR-163 (MS), em 17 de dezembro, e a BR-040, em Minas Gerais, marcado para 27 de dezembro. "Queremos conquistar Minas Gerais", reafirmou o executivo, citando o Estado como terceira maior economia do Brasil. Já sobre a BR-163 (MS), ele estimou que a Odebrecht Transport pode ser agressiva, depois de ter vencido o trecho no Mato Grosso da mesma rodovia no final de novembro: "Está na cara que eles vão fazer uma oferta forte. Mas vamos participar, sim, não faremos um lance figurativo".

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