terça-feira, 17 de dezembro de 2013

JUÍZES DENUNCIAM CAOS NA PAPUDA DESDE A CHEGADA DOS MENSALEIROS, APONTAM RISCO DE REBELIÃO EM RAZÃO DOS PRIVILÉGIOS DE QUE GOZAM OS CRIMINOSOS DE PEDIGREE E PEDEM AFASTAMENTO

Pois é… O óbvio sempre se lembra de acontecer. Juízes denunciam ameaça de rebelião na Papuda? Motivo? Os privilégios de que gozam os mensaleiros — os criminosos aristocratas. Antes que chegue lá, lembro algumas coisinhas.

No dia 5 deste mês, afirmei:
“Se houver uma rebelião na Papuda, o culpado é o Zé Dirceu; os culpados são os senadores que foram lá [visitar mensaleiros]; os culpados são os deputados que foram lá. São os culpados políticos por uma eventual rebelião”.
O vídeo está aí. Volto em seguida.
No dia seguinte, em post neste blog escrevi:“Afirmei isto no debate da VEJA.com, na quinta-feira, e reitero: os companheiros mensaleiros do PT — na verdade, parece que só eles importam (ver texto abaixo) — estão fazendo um esforço brutal para provocar uma rebelião na Papuda. Se acontecer, serão eles os únicos culpados.”
Leiam, agora, o que informa Vinicius Sassini, no Globo Online. Volto depois:
Três juízes que atuam na Vara de Execuções Penais (VEP) em Brasília, responsável pelos processos das prisões dos condenados do mensalão, pediram para ser removidos da Vara em razão dos conflitos surgidos desde a chegada dos condenados ao Complexo da Papuda. Entre os motivos elencados nos pedidos, encaminhados à Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, está a iminência de ocorrer uma rebelião e uma tentativa de fuga na próxima terça-feira, dia 24, véspera de Natal. Eles também denunciam a existência de uma suposta sabotagem por parte de agentes penitenciários com o objetivo de prejudicar a Vara de Execuções Penitenciaria. Os pedidos dos juízes foram remetidos ao primeiro vice-presidente, desembargador Sérgio Bittencourt, no último dia 9. Dois dias depois, o desembargador negou a remoção dos juízes e encaminhou à Presidência do Tribunal de Justiça, “com urgência”, as denúncias de rebelião, fuga e sabotagem. Os juízes escreveram no pedido de remoção que magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos constataram a tensão no sistema prisional desde a chegada dos mensaleiros à Papuda, principalmente em razão das regalias concedidas a eles pela administração penitenciária. Entre esses privilégios estava um dia especial de visitas, as sextas-feiras, medida derrubada pelos juízes substitutos da Vara de Execuções Penitenciárias.
Situação de caos no sistema prisional
A argumentação dos juízes para serem transferidos da VEP se baseia na situação que consideram “de caos” do sistema prisional desde a chegada dos condenados do mensalão. As detenções ocorreram em 15 de novembro, e, diante dos conflitos deles com o juiz titular da VEP, Ademar Silva de Vasconcelos, os magistrados já alegavam a necessidade de remoção da Vara. Os primeiros pedidos nesse sentido foram feitos ainda em novembro e negados pela Vice-Presidência do Tribunal de Justiça, a quem cabe decidir sobre remoções de juízes. Há poucos dias, diante da ampliação da tensão nos presídios da Papuda, inclusive com uma suspeita de sabotagem por parte de agentes prisionais, os magistrados voltaram a pedir remoção.
(…)
Pelo menos três fontes independentes teriam alertado um dos juízes sobre a possibilidade de rebelião na véspera do Natal. A unidade onde detentos estariam arquitetando a revolta é o Centro de Detenção Provisória (CDP), que fica ao lado do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), dentro do Complexo da Papuda. É numa cela especial do CIR onde estão presos o ex-ministro José Dirceu; o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; o ex-tesoureiro do PL (hoje PR), Jacinto Lamas; e os ex-deputados Romeu Queiroz, Pedro Corrêa, Bispo Rodrigues, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry. Também é dada como certa, no pedido remetido à cúpula do Tribunal de Justiça, que os agentes tentarão uma sabotagem com a finalidade de atrapalhar a atuação da Justiça.
(…)
Voltei
Os irresponsáveis fizeram de tudo para levar o caos à Papuda. Além dos políticos que foram fazer romaria para visitar os criminosos, a Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal é corresponsável pela tensão porque passou a administrar um sistema de privilégios. Se o pior acontecer, os senadores e deputados petistas que foram visitar os mensaleiros devem ser escalados para negociar com os presos. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: