terça-feira, 12 de novembro de 2013

EIS A REITORIA DA USP DEPOIS DA INVASÃO. A CONVERSA É COM O JUIZ LAROCA, NÃO COM BANDIDOS E LADRÕES

A minha conversa não é com delinquentes que invadem a USP. Não falo com bandidos. A minha conversa não é com os delirantes de extrema esquerda, uma minoria que se alimenta da própria estupidez. Não falo com dinossauros. A minha conversa não é com os que roubaram equipamentos públicos. Não falo com ladrões. A minha conversa é com um juiz chamado Adriano Marcos Laroca. Ele se diz um “juiz para a democracia”. Ele pertence a uma associação chamada “Juízes para a Democracia”. É ao juiz Laroca que eu apresento esta foto (todas as imagens são de autoria de Nelson Antoine, da Fotoarena).

educacao-reintegracao-reitoria-usp-20131112-04-original
É ao juiz Laroca que eu mostro esta outra foto.
educacao-reintegracao-reitoria-usp-20131112-06-size-80Invasão USP 2013 5 - Nelson Antoine-Fotoarena
É ao juiz Laroca que eu exponho esta terceira foto.
Invasão USP 2013 4 - Nelson Antoine-Fotoarena
É ao juiz Laroca que eu exibo mais uma foto.
Invasão USP 2013 - 2 - Nelson Antoine-Fotoarena
É ao juiz Laroca que eu revelo uma quinta foto.
Invasão USP 2013 3 - Nelson Antoine-Fotoarena
Essa é a reitoria depois que os invasores do PSOL, do PSTU e de outros grupelhos de extrema esquerda a ocuparam. Já invadi a reitoria. O Demétrio Magnoli também — não custa lembrar, já que estamos na moda. Nunca largamos uma guimba no chão. Refiro-me ao conjunto dos militantes de então. Se o professor deixasse o comando de greve entrar na sala, bem, entrava-se e se dava o recado; se não, então era não. Havia um professor de alemão que não permitia nunca. A gente pedia sempre. Ele sempre dizia não. A gente não engrossava nunca: “Obrigado, professor!”. E ia embora. O Brasil era uma ditadura. Achávamos que era preciso acabar com a ditadura. Mas não com a hierarquia do saber. E para contestar o saber? Há os espaços que reservados pelo próprio… saber. 
É com o juiz Laroca “para a democracia” que se tem de conversar. Ao negar uma liminar de reintegração de posse, ele escreveu:“A ocupação de bem público (no caso de uso especial, poderia ser de uso comum, por exemplo, uma praça ou rua), como forma de luta democrática, para deixar de ter legitimidade, precisa causar mais ônus do que benefícios à universidade e, em última instancia, à sociedade. Outrossim, frise-se que nenhuma luta social que não cause qualquer transtorno, alteração da normalidade, não tem força de pressão e, portanto, sequer poderia se caracterizar como tal.”
Ao escrever “nenhuma luta que não cause”, maltratou a Inculta & Bela. Mas quem apanhou mesmo foram as ideias. Dado o resultado, ele poderia dizer — será? — que o “ônus é maior do que os benefícios” e que isso é muito feio. A ressalva, em sua decisão, parece-me, é apenas prudencial. O certo é que o meritíssimo endossou um método de luta que afronta não uma ordem ditatorial, mas uma ordem democrática. Quem vai pagar por isso, juiz Laroca? Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: