terça-feira, 17 de setembro de 2013

TRABALHADORES NAS MINAS DE CANDIOTA DENUNCIAM A COMPLETA ESCULHAMBAÇÃO NA CRM, DO GOVERNO DO PEREMPTÓRIO PETISTA TARSO GENRO

O Sindicato dos Mineiros de Candiota, município gaúcho localizado ao lado de Bagé, na fronteira com o Uruguai, onde se encontra a maior concentração de minas de carvão a céu aberto do Rio Grande do Sul, e onde está localizado o maior complexo de geração térmica no Estado, resolveu denunciar publicamente um rosário de irregularidades nas operações da CRM (Companhia Riograndense de Mineração), controlada pelo governo do peremptório petista Tarso Genro. Entre essas irregularidades encontram-se: a) trabalhadores terceirizados sujeitos a três turnos nas jornadas diárias; b) caminhões sem freios e sem manutenção; c) uso de caminhões da CRM na atividade privada; d)  paralisação da dragline (escavadeira gigante) porque geradores reservas não foram recuperados; e) caminhões Perline de R$ 2 milhões sem manutenção e abandonados nas oficinas. O sindicato mandou carta ao presidente da CRM exigindo providências e pedindo explicações. A carta é do dia 23 de agosto e até agora não obteve resposta. Os termos da carta são os seguintes: "Reportamo-nos a V. Senhoria, Presidente Elifas, na tentativa de obter respostas aos questionamentos abaixo elencados, pois existe uma preocupação generalizada entre os empregados quanto ao futuro da empresa diante do que vem acontecendo. As noticias nos jornais dão conta de grandes melhorias na CRM, mas não é o que vemos no dia a dia de trabalho. 1- Terceirização – Informamos que os operadores de caminhões da Transbalta trabalham em regime de três turnos de oito horas/dia, tendo um intervalo de 1(uma) hora por turno, portanto 3 horas paradas por dia. Também param para as trocas de turno, cerca de 1 (uma) hora; como são três turnos, só para a troca de turnos param mais 3/horas/dia. Realizam manutenções periódicas, como trocas de pneus e outros consertos, pois alguns caminhões apresentam péssimas condições de tráfego; temos conhecimento que até sem freio às vezes são obrigados a trabalhar. Mais paradas para abastecimento de diesel e lubrificantes, estes caminhões não trabalham 18 (dezoito) horas por dia, pelo que se sabe são pagos 23(vinte e três) hora/dia !!! 2- Seguidamente a CRM disponibiliza seus caminhões para o transporte de cinza, além de mandar mais caminhões da Fagundes (lógicamente que tem que pagar a Fagundes) para transportar cinza da CGTEE, quando contratou a Transbalta justamente para isso !!! . Tem-se notado uma super proteção da CRM em relação a Transbalta, que tudo pode dentro da CRM, que fecha os olhos nas questões que envolvem a Transbalta; já houve algumas intervenções do Sindicato mas continuou a mesma coisa. Sem falar em caminhões parados, sem trabalhar, incluídos na planilha, recebendo por hora. 3- Dragline – Quanto a nossa maior escavadeira, fazem propaganda nos jornais sobre a iluminação da máquina, mas não atacam os problemas técnicos mais sérios; por exemplo, a máquina vai ficar cerca de 70 dias parada, porque os geradores reservas não foram recuperados, estavam jogados no almoxarifado ou sabe-se lá onde, e apenas quando estragaram os que estavam em uso, foram se dar de conta disso. O que poderia deixar a máquina parada por apenas 2 dias vai levar 70 dias. Total falta de planejamento. E quanto vai custar isso para a CRM? 4- Caminhões Perline – Sobre estes 9 caminhões que foram comprados a preço de ouro, mais de R$ 2.000,000,00 (dois milhões) cada um, parte deles estão jogados na oficina sem ter sequer peça de reposição para os mesmos, perdendo até a garantia. Algumas observações sobre estes caminhões: - Perlini novo seis meses parado; - Dois caminhões já incendiaram; - Outros com problemas no cardãn (3 já quebraram); - Outro trincou o eixo traseiro, enfim ficam parados muito tempo e, as peças de reposição, além de não existir no Brasil, são caríssimas. Tem-se registro de um Perlini novo que chegou com peças usadas. Mais de 50% da frota SEMPRE está parada na oficina, enquanto isso as empreiteiras fazendo o serviço que eles deveriam estar fazendo. 5- Caminhões Scania- Também a CRM adquiriu uma frota de caminhões Scânia novos, ótimos caminhões, mas na CRM vários já estão estragados sem trabalhar; além dos estragados, outros em certas ocasiões param por falta de operadores, e no concurso tem só 20 vagas para operador, parece que a CRM quer que os nossos equipamentos continuem parados para os equipamentos de terceiros ganharem mais no final do mês. Veja Sr. Presidente, V. Senhoria e sua equipe de gestores deve uma explicação aos empregados que labutam honesta e dioturnamente para manter esta empresa e pagar os salários, inclusive o seu. Pelo exposto acima convidamos V. Senhoria para uma reunião com os empregados de Candiota, quando esperamos que tenha respostas convincentes para todos os questionamentos levantados. Alertamos da necessidade da urgência desta reunião com os empregados, pois isso é o mínimo que eles merecem, por uma questão de respeito com os mesmos. Atenciosamente, Sindicato dos Mineiros de Candiota".

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