terça-feira, 13 de agosto de 2013

ESCÂNDALO! MÁRCIO LACERDA DISTRIBUI KIT COM GEL, CAMISINHA E ATÉ CANUDINHO PARA CHEIRAR COCAÍNA EM BELO HORIZONTE


Se arrependimento matasse...
 
Às vésperas da eleição, o prefeito Márcio Lacerda (PSB) recebeu o apoio de dezenas de instituições de combate às drogas, em Belo Horizonte. Ele declarou, à época:
 
“Para continuar alcançando os avanços necessários, precisamos estruturar o plano de ação, realizar um trabalho integrado entre as três instâncias de governo e atuar junto às entidades e comunidades terapêuticas, que são a ferramenta principal no acolhimento aos dependentes”.
 
Agora vejam o que está acontecendo na capital dos mineiros... E que pode estar acontecendo em todo o Brasil, porque o SUS incentiva esta prática. Se isto estiver acontecendo na sua cidade, denuncie!
 
Sob alegação de uma política de redução de danos causados aos moradores de rua que usam drogas, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está distribuindo canudos para o uso de cocaína, água destilada para dissolver a droga e injetá-la, camisinhas e, até mesmo, gel lubrificante. É o que denuncia o pastor Robert Willian de Carvalho, presidente da ONG Defesa Social, uma das cinco integrantes do projeto Consultórios na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Ele conta que a entidade trabalha com usuários de droga desde 2004. “Fizemos uma parceria com o governo estadual no ano passado e, segundo o convênio firmado, a prefeitura nos auxiliaria com o atendimento aos usuários”, contou. Em 2013, a prefeitura passou a orientar as equipes das ONGs Abraço, Defesa Social, Credec, Aliança de Misericórdia e Reviver.

“Fazíamos a abordagem social e conduzíamos para o melhor tratamento. Em um desses trabalhos com a prefeitura, nossa equipe me relatou que os agentes da prefeitura distribuíam os insumos: canudos, água destilada, alimentos, camisinhas, entre outros”, detalhou. No último dia 22, um manual com as normas operacionais que deveriam ser praticadas pelas entidades foi enviado às ONGs.
 
“Nenhuma das ONGs concordou com as medidas, pois pensamos que isso seria instigar o uso, o que é crime. Tanto buraco para tapar na rua e eles gastando nosso dinheiro com lubrificante?”, protestou Carvalho. Uma representação contra a medida será feita na tarde de hoje, no Ministério Público de Minas Gerais. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que se manifestará hoje, por meio de nota.

Nenhum comentário: