segunda-feira, 17 de junho de 2013

MOODY'S DIZ QUE AUMENTARAM OS RISCOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL POR CAUSA DO PROGRAMA "MINHA CASA MELHOR"

A agência de classificação de risco Moody's afirmou, nesta segunda-feira, que o novo programa de empréstimos da Caixa Econômica Federal que visa fornecer crédito às famílias de baixa renda para a compra de móveis e eletrodomésticos - o "Minha Casa Melhor" - vai aumentar os riscos de crédito do banco. "A medida é negativa para o crédito da Caixa Econômica Federal porque vai aumentar ainda mais sua exposição ao risco de crédito para mutuários de baixa renda que vão financiar essas compras a taxas de juros subsidiadas por prazos mais longos", disse a Moody's. Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou o "Minha Casa Melhor", um programa de crédito para beneficiários do "Minha Casa Minha Vida", que vai distribuir cartões de crédito com limite de 5 mil reais para a compra de mobília e eletrodomésticos, com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de até 48 meses para pagar. O programa beneficiará famílias com renda de até 5 mil reais mensais e os juros serão subsidiados pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Tesouro Nacional. "Somente em 2012, a Caixa Econômica Federal registrou crescimento de 42% em seu portfólio de empréstimos, bem acima da taxa de crescimento de 16,4% de empréstimos totais do sistema bancário. A forte expansão para segmentos não tradicionais, como o financiamento de veículos e de pequenos e médios negócios, combinada com investimentos limitados em tecnologia de gestão de risco, significa um aumento de risco para a Caixa", afirmou a agência.

Nenhum comentário: