quinta-feira, 6 de junho de 2013

Filha de ministro do STF é a mais votada para vaga noTRF

A advogada Letícia de Santis Mendes de Farias Mello, de 36 anos, filha do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, foi a mais votada na lista tríplice que será encaminhada à presidente Dilma Rousseff para preencher uma vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Os desembargadores escolheram três finalistas na lista de seis nomes enviada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Letícia e os outros dois candidatos disputam uma das vagas reservadas à OAB, no chamado quinto constitucional. Letícia teve 17 votos. Os outros dois concorrentes são Luiz Henrique Antunes Alochio (14 votos) e Rosane Lucia de Souza Thomé (13 votos). A decisão final cabe à presidente da República Dilma Rousseff. No mês que vem, será aberta mais uma vaga de desembargador garantida à OAB, desta vez no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A advogada Marianna Fux, de 32 anos, filha do ministro do Supremo Luiz Fux, pensou em entrar na disputa, mas ainda não formalizou a candidatura. Por que essas filhas de ministros, se são tão capazes, não fazem concurso para a carreira da magistratura? 

Um comentário:

NDSS disse...

Boa pergunta, Vítor. Por que essas competentíssimas filhinhas de papais famosos e poderosos não encaram um concurso público para juiz?
Entre muitas outras coisas que precisam desaparecer de nosso cotidiano, coisas absolutamente imorais, está o acesso a desembargador pelo 5º constitucional.
É preciso acabar com essa aberração, tanto quanto com a escolha politiqueira para ministro do STF.
Se o candidato tem realmente um vasto conhecimento jurídico, e não é apenas um advogado de porta de cadeia, que ateste seus conhecimentos em concursos públicos. É mais digno e jamais restará a sombra do favorecimento em detrimento da competência.