quarta-feira, 26 de junho de 2013

ALUNOS NA SÉRIE ADEQUADA PARA A IDADE APRENDEM MELHOR MATEMÁTICA E PORTUGUÊS

Alunos que seguem o fluxo escolar, com faixa etária correspondente à série, têm melhor aproveitamento na aprendizagem de matemática e português. De acordo com a Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC) 2012, divulgada nesta terça-feira, apenas 12,5% dos alunos com 11 anos que estão matriculados no 3º ano do ensino fundamental têm proficiência adequada em leitura. Esse percentual cresce para 50,7% quando são avaliados os alunos com 8 anos. Na avaliação do movimento Todos pela Educação, que organiza o estudo, os dados "comprovam o estrago causado pela defasagem idade-série". A avaliação foi aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. "O atraso escolar é uma característica muito forte do sistema brasileiro. Se a criança aprende, ela não vai repetir de ano. A repetência é o fracasso de um sistema que não conseguiu garantir aprendizagem para aquela criança. E pune o aluno. Se a gente entende que toda criança tem direito de aprender e que todas elas podem aprender, temos que fazer todo o esforço para que esse direito seja alcançado", avaliou Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação.

Nenhum comentário: