quarta-feira, 10 de abril de 2013

O peremptório petista Tarso Genro cria novos pedágios privados no Rio Grande do Sul, e até PPP, para viabilizar a Rodovia do Progresso, é o cúmulo do ridículo


Com que cara e com que discurso ficará o líder do fundamentalismo xiita guasca do PT do Rio Grande do Sul, o neotrotskista deputado estadual Raul Pont? A empreiteira Odebrecht, a queridinha de Lula, que faz lobby para a empreiteira em todo o mundo, ficará com tudo no Rio Grande do Sul. E o chefe do grupelho trotskista DS (Democracia Socialista) vai ter que calar a boca. No final do seu governo, Yeda Crusius (PSDB) deixou tudo pronto para que o governo seguinte, o do peremptório petista Tarso Genro, tocasse adiante o edital, fechasse a PPP com a Odebrecht e tratasse de apoiar a implantação da ERS-010, ligando Porto Alegre a Sapiranga, em um trajeto de 70 quilômetros, desafogando o mais monumental nó rodoviário do Estado, trecho da BR-116 que corre paralelo. O novo governo opôs-se ao projeto, foi peitado pelos prefeitos da região, teve que dobrar a crista dos seus falcões, entre os quais o deputado estadual Raul Pont, e finalmente anunciou que topará o negócio. É uma meia-volta-volver histórica na vida do PT do Rio Grande do Sul, a mais monumental demonstração de ridículo, do mais atrasado e fundamentalista dos PTs do Brasil. Claro que o governador peremptório petista Tarso Genro não quis mostrar que se rendeu e por isto mandou seu valete, o totalmente desconhecido e neófito João Domingues fazer a apresentação no Palácio Piratini. “Mudanças significativas foram feitas”, anunciou o secretário, que quis porque quis demonstrar que o governo do PT faz PPPs diferentes. Nenhuma das concessões feitas pela Odebrecht e sequer nenhum dos novos parceiros públicos do negócio (prefeituras e governo federal), esconderão o fato significativo mais importante: o PT do Rio Grande do Sul rendeu-se às Parcerias Público Privadas, invenção de Margareth Tatcher, e além disto violou sua própria regra nos casos das estradas estaduais concedidas para a iniciativa privada, porque aceitou criar novos pedágios privados no Rio Grande do Sul, no caso, na ERS-010.

Nenhum comentário: