Clientes
da TAM que foram prejudicados com a disparidade nos valores das passagens
aéreas, mostrados na versão portuguesa do site internacional da companhia,
serão reembolsados. Segundo a empresa, houve um erro no sistema na semana
passada, que ocasionou um preço de até 300% mais caro, se comparado com a
passagem paga em outra moeda. A TAM foi acusada de vender passagens de um mesmo
vôo, no site em português, bem mais caras que o cobrado em um site
internacional, em inglês. O advogado coordenador da Área Consultiva e Criminal
da Gaiofato Advogados, Dr. Márcio Holanda Teixeira, explica que o ato pode ser
caracterizado como prática abusiva da empresa. Também foi constatado que no
site apareciam alguns vôos já estavam esgotados na versão brasileira, enquanto
assentos do mesmo vôo continuavam sendo vendidos na versão em inglês. A
companhia informou que trabalha com o conceito de composição dinâmica de
preços, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de
passageiro e a oferta disponível, podendo variar de acordo com cada mercado,
ressaltando que cada versão do site para outros países só permite compras com
cartões de crédito oriundos das respectivas localidades. O Código de Defesa do
Consumidor define que qualquer produto de um mesmo fornecedor que apresentar
diferenças nos sites em inglês ou português, dá ao comprador o direito de
solicitar à empresa o reembolso.
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