segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Trecho da ferrovia Norte-Sul para Belém será o primeiro a ser licitado no plano de privatizações do governo petista de Dilma Rousseff

A ferrovia ligando Açailândia (MA) a Belém (PA) foi escolhida como a primeira ser licitada no plano de privatizações do governo da petista Dilma Rousseff. O presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, estatal responsável pelos estudos das privatizações do setor de transportes, afirmou nesta segunda-feira que, na próxima semana serão lançados os estudos desse trecho, que é o prolongamento da Ferrovia Norte Sul do Maranhão em direção à capital do Pará. Esse será o primeiro dos 12 trechos anunciados que vão para licitação. Segundo ele, o trecho será usado como teste para saber a reação do mercado ao novo modelo de privatizações que o governo petista pretende implantar no sistema ferroviário. O modelo anterior, licitado na década de 1990, era uma concessão em que a empresa privada explorava com exclusividade o trecho sob sua responsabilidade. O novo modelo, criado pelo governo petista no pacote do ano passado, prevê que a empresa venderá toda a capacidade de transporte da ferrovia para a Valec, uma estatal, e que essa empresa pública oferecerá no mercado aos clientes os horários para passarem com seus comboios pelo trecho. O trecho de Açailândia a Belém é considerado um dos mais importantes da Ferrovia Norte Sul. Isso porque a capacidade do Porto de Itaqui, no Maranhão, onde hoje a ferrovia termina, é considerada baixa para a quantidade de cargas que essa ferrovia poderá potencialmente transportar quando estiver pronta.

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