quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fernando Henrique Cardoso responde provocações de Lula: "Ele está perturbado, coitado", e Lula ataca porque tem medo de ir para a cadeia como chefe do Mensalão do PT


O clima de tensão na política nacional levou os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso a trocar farpas nesta quarta-feira. Em movimento de defesa contra os ataques gerados pela julgamento do Mensalão do PT e a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, Lula disse, a durante posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo (SP), que Fernando Henrique Cardoso teria torcido para que seu primeiro mandato fosse um fracasso, para, assim, voltar novamente a ser presidente. Fernando Henrique Cardoso respondeu após se reunir com empresários cariocas na Associação Comercial do Rio de Janeiro, no centro do Rio de Janeiro : "Imagina se eu iria torcer para ele ganhar. Eu torci para o Serra ganhar. Eu tinha medo que ele fosse destruir tudo que eu fiz", disse Fernando Henrique. "O presidente Lula provavelmente está perturbado por outras razões", completou. O ex-presidente tucano ainda disse que o julgamento do Mensalão do PT foi positivo ao País, mas teve seu lado ruim. "É positivo o que tem acontecido. Por outro lado, é preocupante. Se transforma em um fato insólito um julgamento que deveria ser rotina", disse, em referência aos "peixes graúdos" julgados. Para criticar o atual momento político, Fernando Henrique Cardoso apelou a uma metáfora: "O rei está nu, e nós temos medo de dizer que o rei está nu". O tucano também criticou a visita de solidariedade do governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), a Lula. Ele estava entre os oito governadores que foram ao Instituto Lula na terça-feira. "Eu lamento, eu acho que nessa hora a gente tem que separar as coisas. O governador tem que ser grato, mas a solidariedade não é pelo que ele fez por Alagoas", disse.

Nenhum comentário: