domingo, 16 de dezembro de 2012

Consulado americano em São Paulo tem 20 mil passaportes à espera de devolução


Depois da confusão e da invasão do Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (Casv) , o consulado americano em São Paulo divulgou uma nota na noite da última quinta-feira lamentando os transtornos causados pelos atrasos na devolução de passaportes das pessoas que solicitaram visto para viajar para os Estados Unidos. Na quarta-feira, quando centenas de pessoas formavam filas sob o sol na tentativa de reaver o passaporte, a Polícia Militar precisou ser chamada pela terceira vez em dois meses para conter um homem em fúria. No fim da tarde, outro homem tentou invadir o local e sofreu um corte no braço. A nota do consulado informa que, a partir de sexta-feira, a empresa CSC, contratada para atender os solicitantes de vistos no Brasil, lançou um novo e-mail, o entrega@usvisa-info.com, para resolver questões relacionadas à entrega de documentos. A promessa é de que os usuários terão uma resposta personalizada em até um dia útil. O procedimento padrão do consulado americano é reter o passaporte e devolvê-lo com o visto no endereço do solicitante. Os atrasos começaram em 25 de outubro, quando uma liminar judicial proibiu a empresa DHL, contratada pelo consulado, de entregar os documentos, sob a alegação de que esse serviço é monopólio dos Correios. Com milhares de passaportes retidos, o envio começou a atrasar, prejudicando quem tem viagem marcada para os Estados Unidos. No dia 21 de novembro, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu a liminar, alegando "evidente prejuízo para a população brasileira". O envio voltou a ser feito pela DHL, mas em ritmo lento. A empresa se limita a informar que "retomou recentemente o trabalho de entrega de vistos e passaportes". Funcionários do consulado calculam que ainda há quase 20 mil passaportes esperando para serem entregues.

Nenhum comentário: