sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EAS fecha com Transpetro acordo para construção de quatro navios


A Transpetro, subsidiária da Petrobras para a área de logística, anunciou nesta sexta-feira que retomou parceria junto ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para que ele construa 4 dos 16 navios encomendados pela estatal. Mas a situação da maior parte do contrato, que inclui 12 navios, ainda permanece em negociação por falta de projeto, segundo a Transpetro. A encomenda total da Transpetro junto ao EAS previa 22 navios, sendo 10 deles do tipo Suezmax. Segundo a assessoria da estatal, os quatro navios acordados nesta sexta-feira, que são do tipo Suezmax, utilizarão o projeto de seis navios já encomendados, iguais ao navio João Cândido, o único que já foi entregue, mas com atraso. Mas as outras 12 embarcações ainda pendentes serão diferentes e precisam de um novo projeto tecnológico, que ainda não foi feito. O EAS está sem um sócio que detenha a tecnologia de construção de equipamentos para a área de petróleo desde a saída da coreana Samsung da sociedade no estaleiro, no início do ano. Após a saída da Samsung, a Transpetro suspendeu os contratos com o estaleiro, em maio, sob condição de que o EAS cumpra os pré-requisitos exigidos pela estatal. Um parceiro detentor da tecnologia para a construção de navios e sondas de exploração de petróleo era uma das condições previstas pela Transpetro para a execução do contrato, um pacote de cerca de 7 bilhões de reais. O prazo inicial dado pela Transpetro ao EAS para o cumprimento dos pré-requisitos dos contratos era agosto. Havia a possibilidade de rescisão definitiva desses contratos, caso uma nova parceria em substituição à Samsung não fosse fechada. As exigências da Transpetro não se limitam à aquisição de um parceiro tecnológico, tendo sido exigido também cronograma para a construção das embarcações. A construção dos quatro navios acordados nesta sexta-feira será feita com tecnologia da Samsung.

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