quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fernando Henrique Cardoso questiona formação de chapa puro-sangue na disputa em São Paulo

Dois dias depois de o PSDB paulistano ter fechado posição em favor de uma chapa puro-sangue para disputar a prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso questionou a viabilidade política da proposta. A executiva do PSDB na capital paulista aprovou na terça-feira, por unanimidade, a defesa de que o vice de José Serra seja também um tucano. No partido, os dois nomes mais fortes são o ex-secretário estadual da Cultura, Andrea Matarazzo, ligado a Serra, e o deputado estadual Edson Aparecido, ligado ao governador Geraldo Alckmin. Para o ex-presidente, a escolha do vice tem um peso maior do que só o eleitoral. Questionado sobre se a chapa puro-sangue seria viável, Fernando Henrique Cardoso respondeu: "Depende do cálculo que vai ser feito. Dá para governar isolado? Não é só ganhar. Eu me lembro que quando fui candidato a presidente da República em 1994, podia eventualmente ganhar sozinho, era o Plano Real e tal. Eu não fiz isso, eu disse: 'ganho e não governo'. Na democracia, você não governa sem apoio". Fernando Henrique fez a ressalva de que não está acompanhando a situação na Câmara dos Vereadores paulistana e as perspectivas de relacionamento que Serra, se eleito, terá com o Legislativo. E questionou novamente a conveniência de uma chapa puro-sangue: "Vai ser possível ou não vai ser possível governar? A cidade ganha mais?"

Nenhum comentário: