quinta-feira, 22 de março de 2012

Aluno gay é agredido por colega de classe em escola no Rio Grande do Sul

Um adolescente de 15 anos afirma que foi agredido na saída da Escola Estadual Onofre Pires, em Santo Ângelo (RS), por ser homossexual. O caso ocorreu no último dia 13 e está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente da cidade. Segundo a carta escrita pelo adolescente e enviada a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros), as agressões verbais começaram assim que ele assumiu que é gay, no início do ano letivo. Segundo a adolescente, alguns professores eram coniventes com as agressões. No dia 13, os xingamentos se transformaram em violência física. "Hoje, durante a aula de física, um colega de classe veio me xingando e perguntando se eu queria apanhar porque era viado, e eu respondi: 'eu não tenho medo de você'. E na saída ele disse: 'se você não tem medo de mim, vai levar facada pra aprender'", relata o adolescente em um dos trechos da carta. Ao sair da escola, o aluno foi agredido com socos e pontapés pelo colega de classe. Ele era novo na escola e diz que também sofria violência verbal na antiga instituição. Após a agressão, o estudante do 1º ano do ensino médio foi atendido por funcionários da escola e encaminhado à polícia, onde registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. Dias depois, ele foi transferido pelos pais para outra escola. A delegada Elaine Maria da Silva disse que instaurou um procedimento para investigar a suspeita de ato infracional. "Ainda preciso ouvir os envolvidos para saber o que aconteceu, mas acredito que dentro de 30 dias a investigação esteja concluída", afirma a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Nenhum comentário: