quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mendes Ribeiro Filho volta a Brasília e articula aprovação do Código Florestal

O ministro da Agricultura, deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), interrompeu a licença médica e passou esta quarta-feira em Brasília, articulando a aprovação do Código Florestal pela base governista. Mendes Ribeiro Filho discutiu o assunto em almoço com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e os senadores Luis Henrique da Silveira (PMDB-SC), Jorge Viana (PT-AC) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Luis Henrique e Viana são os relatores da matéria no Senado, e Rollemberg preside a Comissão de Meio Ambiente, onde o texto será analisado antes de retornar à Câmara. Mendes Ribeiro Filho tinha volta prevista a Brasil para a próxima segunda-feira. Ele recebeu alta do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última quarta-feira, após ficar internado durante uma semana, para reforçar os pontos de uma das suturas da cirurgia à qual ele foi submetido no dia 15 de outubro, para remover a recorrência de um tumor no cérebro (oligodendroglioma). Mendes Ribeiro Filho chegou de manhã a Brasília e, após almoço com a ministra e senadores, foi para a sede do Ministério da Agricultura, de onde ligou para parlamentares, a fim de articular a aprovação do texto que está sendo discutido no Senado. Uma das preocupações é com a disposição de deputados da oposição de retomar na Câmara o texto do projeto de lei relatado pelo deputado e atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB/SP). Mendes Ribeiro considera o texto que está em discussão no Senado passível de ser aprovado, sem risco de vetos. Nesta quinta-feira ele irá ao Ministério dos Esportes para discutir a questão com o ministro e deputado federal comunista Aldo Rabelo. A idéia é ter o novo ministro dos Esportes no esforço do governo pela aprovação de um texto de consenso no Senado, que possa ser votado ainda neste ano. Aldo Rebelo foi o relator da matéria na Câmara dos Deputados.

Liga Árabe dá três dias para Síria aceitar supervisão estrangeira

Os ministros estrangeiros da Liga Árabe concederam nesta quarta-feira três dias ao governo sírio para que aceite encerrar a repressão aos manifestantes e permita a presença de equipes de observadores no país. Os chanceleres, que se reuniram na capital marroquina, não disseram o que aconteceria se Damasco não aceitar o compromisso, embora já tivessem ameaçado impôr sanções econômicas na reunião anterior, no Cairo, ainda no sábado. O chanceler do Catar, xeque Hamad Bin Jassim al Thani, disse: "Não queremos falar sobre última tentativa porque não queremos que soe como uma advertência. O que posso dizer é que estamos perto de encerrar o curso no que se refere aos esforços da Liga Árabe neste front".

Decisão de greve dos petroleiros da Petrobrás fica para dia 22

Os empregados da Petrobras adiaram para a próxima terça-feira a decisão sobre uma possível greve com parada de produção, depois que a estatal melhorou a proposta de ajuste salarial apresentada no final de outubro. De acordo com o coordenador da FUP (Federação Única dos Petroleiros), João Antônio de Moraes, apesar do aumento na proposta financeira, a Petrobras não avançou em questões como segurança e saúde, por isso a tendência ainda é realizar a greve, antes marcada para esta semana. A empresa ofereceu aumento real entre 2,5% e 3,25%, ante cerca de 1% na proposta anterior, conforme o nível do funcionário, e um salário integral de abono, antes limitado a 90% do salário.

Consórcio Norte Energia demite 150 operários após protesto na usina de Belo Monte

O consórcio Norte Energia, construtor da hidrelétrica de Belo Monte, demitiu 150 trabalhadores nesta quarta-feira após um protesto por melhores condições de trabalho. Eles haviam paralisado as atividades na manhã do último sábado e, no mesmo dia, apresentaram reivindicações à diretoria de Belo Monte. O protesto foi no canteiro de obras da usina em Vitória do Xingu, a 945 quilômetros de Belém (oeste do Pará). Lá, existem 1.800 trabalhadores. Nesta quarta-feira eles foram surpreendidos com as demissões ao chegarem no canteiro de obras. Segundo os trabalhadores, uma lista com os nomes dos demissionários havia sido colocada na entrada do local. De lá, eles foram levados até a rodoviária de Anapu, de onde retornariam a suas cidades natais.

Benetton promete retirar fotomontagem do papa beijando imã de sua campanha publicitária

O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira a decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o papa beijando na boca o imã sunita da universidade de Al Azhar, no Cairo, Ahmed el Tayeb, dizendo-se "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis". "Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em um comunicado, o porta-voz do grupo. A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada oficialmente no início da tarde desta quarta-feira por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris. As relações entre o papa e o imã de Al Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento 16 expressou solidariedade às vítimas do atentado que deixou 21 mortos em uma igreja de Alexandria, em 1º de janeiro deste ano. A peça publicitária inclui, também, um beijo trocado entre Hugo Chávez e Barack Obama, em nome da luta "contra o ódio" e uma cena tórrida entre Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao, colocada primeiramente em um banner diante da catedral de Milão. O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

Atleta Maurren Maggi se filia ao PTB e pode disputar eleição em São Carlos

A atleta paulista de salto em distância Maurren Higa Maggi se filiou ao PTB de São Carlos (SP) e pode sair candidata nas eleições de 2012. Ela é cotada para disputar uma vaga na Câmara local ou mesmo o cargo de vice-prefeita na chapa do prefeito Oswaldo Barba (PT), que concorrerá à reeleição. O presidente do diretório municipal do PTB, empresário Aldomiro Pedrino, afirmou que Maurren representa um excelente reforço para o partido, mas não confirma que isso fará o partido a pleitear seu nome como candidata a vice.

Câmara aprova convocação de Carlos Lupi para dar novas explicações

Após prestar depoimento na Câmara dos Deputados na semana passada, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), deve voltar à Casa para dar novas explicações aos deputados. A Comissão de Fiscalização e Controle aprovou na tarde desta quarta-feira a convocação do ministro. A audiência, solicitada pelo deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), ainda não tem data prevista para ser realizada. Nesta quinta-feira, Lupi deve comparecer à Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O presidente da comissão, senador Jayme Campos (DEM-MT), informou que a audiência será realizada já nesta quinta-feira, às 9h30. A situação do ministro se agravou após um site do Maranhão divulgar imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado por Adair Meira, dono de ONGs com convênios com a pasta.

Argentina teria pressionado OCDE por informação fiscal do Uruguai

Um alto funcionário da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmou que o governo da Argentina pressionou a entidade para que o Uruguai facilitasse o acesso a suas informações tributárias. O chefe da secretaria do Fórum Global sobre Transparência e Intercâmbio de Informação para Efeitos Fiscais da OCDE, Pascal Saint-Amans, confirmou a informação. Questionado se a pressão argentina estava vinculada com a recente declaração do presidente francês Nicolas Sarkozy de que o Uruguai seria um paraíso fiscal, ele respondeu que "claramente sim". O funcionário afirmou que os membros da OCDE "podem dizer que não estão felizes porque gostariam de ter informações" sobre o Uruguai, mas não têm um mecanismo para fazer esta troca. "Este é claramente o caso da Argentina com o Uruguai", observou. Segundo Pascal Saint-Amans, esta é a razão pela qual o relatório da OCDE sobre o Uruguai divulgado em outubro incluiu recomendações para que Montevidéu firmasse um acordo de intercâmbio de informações fiscais com Buenos Aires, que junto com Brasília, é considerado um "parceiro relevante".

PSDB pede que Procuradoria abra inquérito contra Carlos Lupi

O PSDB protocolou na tarde desta quarta-feira uma representação contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), na Procuradoria-Geral da República. O ministro foi denunciado por contratos irregulares com ONGs. O pedido de abertura de inquérito foi protocolado pelo líder do partido na Câmara, deputado federal Duarte Nogueira, e pelo senador Alvaro Dias. A representação pede a investigação das denúncias feitas a Lupi e perda do cargo e suspensão de seus direitos políticos por ter cometido o crime de responsabilidade ao "mentir no Congresso Nacional". O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que a questão sobre Lupi ter mentido ou não no depoimento ao Congresso deve ser resolvida no próprio Congresso: "Provavelmente é algo que se insere no âmbito do Parlamento". Sobre as denúncias contra o ministro, Gurgel afirmou que ainda precisa analisar os documentos para saber a gravidade das acusações.

Justiça de São Paulo liberta condenado por tentar furtar lata de atum

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu na tarde desta quarta-feira liberdade a um homem que foi condenado por tentar furtar quatro latas de atum e uma lata de óleo. O autônomo Wagner Colombo, de 31 anos, deveria cumprir um ano e seis meses de prisão porque chegou duas horas atrasado em seu julgamento. No último dia 10, ele deveria estar às 14h30 na audiência na 9ª Vara Criminal da Barra Funda (zona oeste), porém, quando chegou, às 16h30, a juíza Patrícia Alvares Cruz já havia decidido por sua prisão. O réu alegou que a demora aconteceu porque levou três horas de ônibus para ir de São Mateus (zona leste) até o fórum da Barra Funda. A juíza informou à defensora que o representa que não poderia voltar atrás da decisão. A defensora pública Paula Cardoso recorreu ao Tribunal de Justiça, que decidiu soltar Colombo. Segundo o desembargador Xavier de Souza, que concedeu hoje a liminar, o fato do réu estar solto e ter comparecido ao Fórum demonstra seu interesse cumprir com suas obrigações. É inacreditável..... mas acontece, isso aqui é Brasil, óóóóh Brasil.... meu Brasil inzoneiro....

Justiça mantém anulação de questões do Enem só para alunos do Ceará

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Pernambuco, decidiu nesta quarta-feira manter a anulação de 14 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apenas para alunos de um colégio de Fortaleza que tiveram acesso antecipado às perguntas da prova. No final de outubro, a Justiça Federal no Ceará havia anulado questões de todos os candidatos do País. Mas a liminar foi derrubada pela primeira instância do TRF-5, que decidiu pela anulação só para os 639 estudantes de ensino médio do colégio. A Procuradoria Regional da República entrou com recurso, negado na tarde desta quarta-feira no plenário do tribunal por 11 votos a 1. Um exame simulado da escola entregue a alunos cerca de duas semanas antes da aplicação do Enem 2011 tinha questões idênticas ou semelhantes às do Enem.

Polícia Federal passa a investigar vazamento de petróleo na bacia de Campos

Mancha de óleo no mar
O delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, abriu inquérito para investigar o crime de poluição sobre o caso de vazamento da plataforma da Chevron na bacia de Campos. Segundo o delegado Scliar, há divergência entre as informações apresentadas pela empresa à Polícia Federal e à opinião pública e o que foi constatado em visita ao local feita por dois agentes federais, no dia 15. "Inicialmente, os relatórios não correspondem à realidade dos fatos. Quero entender o que está ocorrendo". O delegado também entrará em contato com o Consulado dos Estados Unidos já que ele tem informações de que uma autoridade ambiental dos Estados Unidos visitou o local sem que a Polícia Federal fosse comunicada. Caso isso se confirme, ele quer saber a opinião desse técnico sobre o caso. A Chevron informou à Polícia Federal que 18 embarcações cuidam da limpeza na região. Em sobrevôo realizado no início da tarde do dia 15, os agentes federais encontraram apenas uma embarcação cuidando da limpeza. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) informou que começou nesta quarta-feira o processo de cimentação do poço. Às 12h30, foi colocado um tampão de cimento, que deve demorar 20 horas para secar, sobre o local. "As imagens do ROV (veículo de operação remota), cedidas pela Chevron, indicam redução do vazamento em relação ao dia 11/11, quando era estimado pela concessionária em 220 a 330 barris por dia", informou a agência. Ainda de acordo com a ANP, a mancha de óleo está se se dispersando e se afastando do litoral.

Lula raspa cabelo e barba por causa da quimioterapia

Lula, sem barba e careca
O ex-presidente Lula raspou nesta quarta-feira a barba e o cabelo, antecipando-se à queda causada pela quimioterapia no tratamento contra um câncer de laringe. A ex-primeira-dama Marisa Letícia cortou o cabelo e fez a barba do ex-presidente, segundo o Instituto Lula. A barba era uma das marcas registradas de Lula desde que surgiu politicamente, no final dos anos 1970, como sindicalista. Diagnosticado com um câncer na laringe há duas semanas, no dia 29 de outubro, Lula iniciou o tratamento quimioterápico dois dias depois, ao contrário dos doentes do SUS, que só conseguem, na média, iniciar tratamento cerca de 72 dias depois. O diagnóstico foi feito em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a maior butique da saúde no Brasil. Lula diz que o SUS alcançou o "estado da perfeição" no Brasil, e recomendou o sistema como ideal para os Estados Unidos.

FMI pressiona Paraguai contra aumento de gastos públicos

Uma missão do FMI (Fundo Monetário Internacional) que se encontra na capital do Paraguai advertiu que o país poderá enfrentar seu primeiro déficit fiscal desde 2003, caso seja promulgado um projeto de orçamento que foi aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados. Para o chefe da comitiva do FMI, Lisandro Abrego, "nos parece um retrocesso, uma deterioração da política fiscal", o projeto orçamentário aprovado pelos representantes paraguaios que prevê um desequilíbrio fiscal de US$ 112 milhões (cerca de R$ 197 milhões). "Preocupa-nos o que está acontecendo com o orçamento, em particular com o aumento enorme de salários que foi aprovado pelos deputados", comentou Abrego sobre a atitude dos parlamentares de aprovar um aumento de mais de 30% para todos os funcionários públicos. O chefe da missão do FMI aponta que nem com a criação de novos impostos será possível cobrir os gastos criados até o momento.

Presidente do PDT defende "como amigo" que Carlos Lupi deixe cargo

O presidente em exercício do PDT, André Figueiredo, defendeu nesta quarta-feira, "como amigo", que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, deixe o cargo "Como amigo do Lupi, preferia que ele saísse. Mas isso é uma decisão que o PDT vai tomar de forma institucional". Ele disse que o partido e o próprio Lupi passam por desgastes com a crise. Figueiredo afirmou, no entanto, que o PDT reitera confiança no ministro e vai tirar uma posição sobre a permanência dele na reunião da Executiva nesta quinta-feira. O pedetista disse que o partido não pagou o vôo de Lupi e que ainda aguarda explicações do deputado federal Weverton Rocha (MA), que estava na viagem com o ministro.

Fiesp estima que Brasil vai crescer entre 2,5% e 3% em 2011

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, disse nesta quarta-feira que a economia brasileira deve crescer entre 2,5% e 3% neste ano. Já a produção industrial deve ficar mais para 1,5% do que para 2%, segundo a Fiesp. Skaf voltou a criticar as medidas adotadas no início do ano pelo governo para desaquecer a economia, como a elevação das taxas de juros. Segundo ele, se não fossem essas medidas, o Brasil "poderia estar sem essa crise interna". Vem crescendo entre economistas a percepção de que o País sofreu uma leve retração econômica no terceiro trimestre. "O desaquecimento da economia brasileira não tem nada a ver com crise européia. O problema da Europa não chegou ainda no Brasil. Esse desaquecimento que estamos vendo foi motivado por aumento de juros e por uma avalanche de importados devido ao câmbio sobrevalorizado", afirmou ele, após evento na Fiesp sobre investimentos brasileiros na África. Na avaliação de Skaf, seria melhor que, diante dos riscos da crise externa, o País estivesse crescendo.

Ministério Público investiga uso de material em estádio do Rio Grande do Norte

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito para investigar o uso de material extraído de uma APA (Área de Proteção Ambiental) nas obras do estádio Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014, em Natal. Segundo a Promotoria, a empresa JC de Oliveira Mineração fornece piçarra, um material mineral usado pelo setor da construção civil, para o consórcio OAS-Coesa, responsável pela obra. O material é extraído da APA de Jenipabu, em Extremoz (RN). Após questionamento do Ministério Público, na última sexta-feira o consórcio anunciou a suspensão do recebimento do material no mesmo dia. O Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte), órgão ambiental do Estado, não renovou a licença ambiental da mineradora para a extração, mas a empresa conseguiu manter a atividade graças a um mandado de segurança.

Oposição protocola representação contra Carlos Lupi na Comissão de Ética

O PSDB protocolou nesta quarta-feira, na Comissão de Ética Pública, uma representação contra o ministro Carlos Lupi (Trabalho), envolvido em denúncias de irregularidade na pasta. Segundo a representação, o ministro violou o Código de Conduta da Alta Administração Federal. Assinado pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), o documento pede a demissão do ministro. Reportagem da revista "Veja" mostra que Lupi fez uma viagem ao Maranhão em avião alugado por Adair Meira, que chefia uma rede de ONGs conveniadas ao ministério e envolvidas em irregularidades, de acordo com a matéria. Em audiência na Câmara dos deputados, na semana passada, o ministro negou conhecer o empresário. "As informações trazidas a público comprovam as denúncias anteriormente apresentadas e desmentem as declarações do Ministro. Não há, portanto, dúvida que a viagem foi realizada, nem sobre quais foram os passageiros daquela aeronave", afirma trecho do documento.

Câmara vai dar posse a deputado federal de Rondônia após recontagem de votos

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira dar posse ao deputado federal Marcos Rogério da Silva Brito (PDT-RO) na vaga do deputado Lindomar Garçon (PV-RO), que perdeu o mandato em recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. O novo deputado poderá tomar posse pois a decisão da Mesa tem efeito imediato. Lindomar Garçon argumentou que foi prejudicado pela candidata Daniela Amorim, que fez parte da coligação pela qual ele concorreu. Ela deixou de recorrer à Justiça Eleitoral contra a impugnação do registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Com a desistência de Daniela Amorim, seus votos foram desconsiderados e houve mudança no coeficiente eleitoral, como explicou o corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

Alexandre Tombini diz que há espaço para "ajuste moderado" na taxa de juros

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, sinalizou nesta quarta-feira que o Banco Central não deverá aumentar o tamanho dos cortes na taxa de juros, que caiu 0,5 ponto percentual nas duas últimas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária). Mas, deixou claro que vai cair. Ao discursar durante a posse de novos analistas da instituição, Tombini defendeu a atuação do Banco Central, que tem sido muito criticada, e disse que o cenário central da instituição "contempla ajustes moderados na taxa Selic, uma ação consistente com o retorno da inflação à meta em 2012". A fala do presidente do Banco Central foi feita no momento em que crescem as apostas no mercado financeiro de cortes maiores nos juros já na última reunião do Copom do ano, que acontecerá no final deste mês. A avaliação é que diante do risco de desaceleração mais forte da economia, reduções nos juros são o principal instrumento do governo para tentar reverter o quadro e, portanto, o Banco Central poderia ousar mais. Tombini destacou que manter a inflação em patamar baixo é uma demanda da sociedade e principal missão do Banco Central. Para isso, disse que conta com gente capacitada, "recursos tecnológicos de vanguarda" e um conjunto de informações econômicas que lhes permite fazer "uma análise profunda, tempestiva, completa e precisa da economia e ter projeções qualificadas das tendências do conjunto de variáveis relevantes".

Paulinho da Força Sindical diz que Carlos Lupi não quer deixar governo Dilma como "corrupto"

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, disse nesta quarta-feira que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não quer deixar o governo como "corrupto". Segundo Paulinho, Lupi disse aos pedetistas que vai enfrentar as denúncias e recebeu apoio da presidente Dilma Rousseff para permanecer à frente da pasta: "Dilma diz que quer que ele fique e vai ficar. Se ele quer ficar, nós do partido vamos apoiar". Perguntado se Dilma acreditou nas explicações sobre as fotos que mostram o ministro desembarcando de avião que, segundo a revista "Veja", teria sido providenciado por um empresário, o deputado respondeu: "Deve ter acreditado. As denúncias são tão frágeis". A Executiva do PDT vai se reunir nesta quinta-feira.

Petista trotskista Raul Pont registra a pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre

O deputado estadual petista trotskista Raul Pont registrou nesta quarta-feira a pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre. A vaga do PT será disputada também pelo presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, que já apresentou o nome ao diretório municipal do partido. Adão Villaverde é afinado com o mensaleiro José Dirceu (deputado federal petista cassado por corrupção, réu no processo penal do Mensalão do PT, chamado pelo procurador-geral da República de "chefe da quadrilha"). Raul Pont diz que registrou sua candidatura para deixar amadurecer o debate interno no PT: "Algumas correntes não têm opinião ainda sobre as candidaturas. A nossa inscrição é para viabilizar que tenhamos por parte de outras correntes ainda indefinidas um consenso". A votação será em 3 de dezembro. Depois de ganhar quatro eleições consecutivas em Porto Alegre, o PT perdeu as duas últimas no segundo turno para José Fogaça.

Ex-assessor de Lupi responde a sete processos no Maranhão

O ex-assessor do Ministério do Trabalho e deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA), que segundo a revista Veja integrava esquema de cobrança de propina de ONGs, responde a seis processos e ações na Justiça Estadual do Maranhão. O deputado responde ainda a uma outra ação na Justiça Federal do Maranhão sob acusação de irregularidades na execução do programa ProJovem Urbano, do governo federal, que promove a reinserção de jovens na escola e no mercado. Todas ações e processos são relativos ao período em que o deputado foi secretário de Esporte e Juventude do Maranhão, no governo de Jackson Lago (PDT), entre 2007 e 2009, antes de assumir o cargo no ministério. Weverton Rocha deixou a assessoria da pasta para ocupar a vaga de deputado em outubro, no lugar de Carlos Brandão (PSDB), de quem é suplente. O Ministério Público Estadual acusa Rocha de irregularidade na liberação R$ 3,3 milhões a uma construtora que reformou um ginásio esportivo em São Luís. Outras denúncias dizem respeito à contratação sem licitação de uma locadora de veículos; ao desvio de 1.080 colchões doados a desabrigados e usados em evento do PDT; e à reforma, com recursos da secretaria, do campo de futebol da associação dos delegados da Polícia Civil.

Alpargatas, fabricante da Havaianas, registra lucro 7,6% maior

A Alpargatas, fabricante de calçados das marcas Havaianas e Topper, informou nesta quarta-feira que registrou lucro líquido de R$ 87,5 milhões no terceiro trimestre, com aumento de 7,6% em relação a igual período de 2010. A receita líquida cresceu 18,4%, segundo comunicado da empresa, chegando a R$ 687,5 milhões entre julho e setembro deste ano. Se considerados os primeiros nove meses do ano, a receita líquida ficou em R$ 1,9 bilhão. "Neste ano, a Alpargatas está enfrentando um ambiente macroeconômico mais adverso que o do ano passado, com alta da inflação, com efeito em custos e despesas. O aumento do custo do algodão e da borracha tem sido o fator que mais tem impactado o resultado da companhia", informou em nota. A Alpargatas acrescentou que "por meio de processos que estão trazendo mais produtividade fabril e de ações de responsabilidade ambiental, tem conseguido minimizar o impacto do aumento da borracha e assegurar sua rentabilidade". A companhia divulgou ainda que "o preço médio em dólar da borracha já caiu 17% em relação ao de setembro, sinalizando uma tendência de queda que deverá beneficiar a lucratividade da Alpargatas no médio prazo".

Presidente do PDT-MA diz que partido não pagou viagens aéreas do ministro Carlos Lupi no Estado

O presidente do diretório regional do PDT do Maranhão, Igor Lago, disse nesta quarta-feira que o partido não pagou transporte aéreo para a viagem do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Estado. "Encaminhamos a declaração de contas de 2009 ao presidente do partido, André Figueiredo. Não há referência sobre isso. O PDT do Maranhão não pagou aluguel de aeronave", ressaltou. Segundo denúncia divulgada pela revista "Veja", o ministro do Trabalho usou um avião de Adair Meira, diretor de ONGs que têm contrato com a pasta. O ministro disse que as viagens de jatinho que fez foram pagas pelo diretório no Estado. Lago explicou que a confusão pode ter sido feita porque havia na agenda de Lupi no Estado, naquela data, eventos ligados ao partido. Na semana passada, em audiência pública na Câmara dos Deputados, Lupi negou conhecer Meira e ter viajado em uma de suas aeronaves.

Fernando Henrique Cardoso vê "rede de corruptos" como herança de Lula

O maior desafio político da presidente Dilma será desmontar o sistema de corrupção e de fisiologismo criado ao longo do segundo mandato do ex-presidente petista Lula. A tarefa será essencial para garantir a governabilidade e preservar a democracia brasileira de danos maiores, advertiu o tucano Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil entre 1995 e 2002. A grande interrogação, afirmou Fernando Henrique Cardoso, está na real capacidade de Dilma executar esse desmonte. “Espero que a presidente Dilma consiga avançar mais. Mas, para isso, ela terá de alterar as bases de sustentação do governo”, afirmou Fernando Henrique Cardoso, na terça-feira, em Washington, onde participou da conferência organizada pelo Cato Institute.

Empréstimo imobiliário eleva lucro da Caixa Econômica Federal em 72,5%

A Caixa Econômica Federal viu seu lucro líquido do terceiro trimestre aumentar 72,5% na comparação anual, para R$ 1,3 bilhão, movimento apoiado nas concessões de crédito, que cresceram mais que o dobro da média do mercado. No final de setembro, o estoque de financiamentos do banco estatal somava R$ 227 bilhões, um aumento de 39,5% em 12 meses, enquanto o mercado se expandiu em 19,6% no mesmo período, segundo dados do Banco Central. O grande destaque foram novamente os empréstimos habitacionais, responsáveis por mais da metade da carteira total da Caixa Econômica Federal, que subiram 44,2% sobre o terceiro trimestre de 2010, para R$ 141,2 bilhões. Já o crédito para empresas avançou 39,3%, a R$ 38,3 bilhões, enquanto os financiamentos para consumo atingiram R$ 33,2 bilhões, um incremento de 26%.

Montadora chinesa JAC anuncia fábrica no Brasil com modelos abaixo de R$ 50 mil

O presidente da JAC no Brasil, Sérgio Habib, anunciou oficialmente nesta quarta-feira a construção de uma fábrica de automóveis no pólo automotivo de Camaçari, na Bahia. A unidade terá investimentos de R$ 900 milhões, sendo 80% de capital nacional, e capacidade para produzir 100 mil veículos por ano. Os 20% restantes serão investidos pela estatal chinesa. As obras para a construção serão iniciadas em 2012. O funcionamento da fábrica está previsto para 2014. Serão dois turnos de trabalho e 3.500 novos empregos diretos e 10 mil postos indiretos. O projeto da fábrica inclui um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, como a adoção de um motor com sistema de alimentação flex com sistema de partida a frio por intermédio de pré-aquecimento de bicos injetores. A unidade também terá um centro de estilo e design, laboratórios de acústica e controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional, além das tradicionais etapas de produção, como armação de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final. As fases de estamparia de componentes e produção de motores estão previstas para os próximos anos.

Brasil deve encomendar 700 aviões nos próximos 20 anos

O Brasil deverá encomendar 701 aeronaves novas até 2030, segundo projeções da fabricante européia Airbus. Hoje, a frota de aviões com mais de 100 assentos é de 335 e a previsão é de que atinja 864 em 2030. A demanda é maior do que o aumento final pois o número considera aeronaves que serão substituídas. A demanda brasileira é a sétima maior do mundo no período. Só os Estados Unidos devem encomendar 5.390 aeronaves até 2030. Segundo dados da Airbus, devido ao crescimento da última década, que fez o mercado brasileiro dobrar de tamanho, o País conquistou a posição de quarto maior mercado do mundo no setor aéreo. O Brasil ocupa a quarta posição tanto em termos de oferta geral de assentos, quanto pelo tamanho do seu mercado doméstico. A Airbus é fornecedora de aeronaves da maior companhia nacional, a TAM, e detém 63% do mercado nacional, considerando aeronaves com mais de 100 assentos.

Portugal coloca no mercado financeiro mais 1 bilhão de euros em dívida sem alta de juros

Portugal conseguiu colocar nesta quarta-feira 1,1 bilhão de euros em dívida de curto prazo ao juro de 4,89%, similar ao de suas emissões anteriores para três e seis meses, embora não tenha conseguido completar o máximo previsto, de 1,25 bilhão de euros. Apesar da desconfiança do mercado na crescente fragilidade da economia portuguesa e as turbulências financeiras pela crise da dívida soberana na União Européia, o Tesouro português registrou uma demanda 2,4 vezes superior à oferta na principal emissão.

Petrobras eleva capacidade em 600 mil barris por dia até 2012

A Petrobras espera adicionar mais de 600 mil barris de petróleo por dia à sua capacidade de produção entre o quarto trimestre deste ano e o final de 2012. A empresa prevê o início de operação de 16 poços com capacidade de produção de 175 mil barris diários em novembro e dezembro deste ano, disse o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, nesta quarta-feira. Outros quatro poços com capacidade de 38 mil barris de óleo por dia começaram a extrair petróleo em outubro, em um total de 20 poços com 213 mil barris a mais no quarto trimestre. Com os novos poços, a produção de petróleo deve atingir um pico de 2,2 milhões de barris por dia em dezembro. Nos nove primeiros meses do ano, a estatal produziu em média 2,013 milhões de barris diariamente. Para 2012, a Petrobras pretende adicionar novas unidades de produção que vão contribuir com capacidade adicional de 414 mil barris diariamente. Estão previstos para começar no terceiro trimestre do ano que vem os projetos Baleia Azul, piloto no pré-sal de Santos, com capacidade de produção de 100 mil barris por dia; Tiro Sidon, com 80 mil barris diários; e Tambaú, que produzirá somente gás natural na bacia de Santos. No último trimestre, a Petrobras inicia produção de mais um projeto no campo de Roncador, na bacia de Campos, e o piloto de Guará, no pré-sal, com capacidade de 120 mil barris diários, dos quais 45% pertencem efetivamente à Petrobras.

IBGE aponta que triplica o número de casas com computador no Brasil

O número de residências com computadores no Brasil triplicou em dez anos, aponta o IBGE. Segundo o instituto, o percentual de domicílios brasileiros com computador saltou de 10,6%, em 2000, para 38,3% em 2010. O IBGE afirma que o computador teve o maior crescimento de presença nos domicílios entre os bens duráveis. Os dados constam da Amostra do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira. O levantamento mostra que quase 22 milhões de domicílios tinham computador em 2010, sendo 80% deles com acesso à internet. O Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior número de domicílios com computador: 63% do total. Em segundo lugar vem São Paulo (53%), seguido por Santa Catarina (50%) e Rio de Janeiro (49%). Maranhão (13%) e Piauí (15%) são os Estados com menos computador nas residências. Entre todos os bens durávies, apenas a presença do rádio caiu, de 87,9%, em 2000, para 81,4%, em 2010. O IBGE também aponta que, em 2010, 47,1% das residências tinham apenas telefone celular. O número de domicílios apenas com telefone fixo é muito menor: 4,7%. Segundo o levantamento, 36,1% dos domicílios tinham, em 2010, tanto telefone fixo quanto celular.

Irmandade Muçulmana condena ameaça de Israel de atacar Gaza

O secretário-geral do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana, Mohammed Saad Al Katatni, condenou nesta quarta-feira a ameaça feita pelo chefe do Exército de Israel, Benny Gantz, de atacar a faixa de Gaza. Katatni, líder da organização política Irmandade Muçulmana no Egito, alertou Israel em comunicado que um ataque a Gaza poderia afetar a segurança e a estabilidade da região. O dirigente do partido islâmico fez as declarações depois de Gantz advertir na terça-feira que faria "uma ofensiva militar significativa" em Gaza, caso os focos de violência dos últimos meses continuassem, como os ataques terroristas diários a Israel por meio de foguetes.

Comissão aprova convite para que Lupi se explique ao Senado

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou convite nesta quarta-feira para que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, compareça ao Senado para prestar esclarecimentos sobre novas denúncias de irregularidades em sua gestão. O presidente da comissão, senador Jayme Campos (DEM-MT), informou que a audiência será realizada já nesta quinta-feira, às 9h30. Os requerimentos com o convite a Lupi foram apresentados pelos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Ana Amélia Lemos (PP-RS). Segundo Alvaro Dias, após comparecimento de Carlos Lupi em audiência na Câmara dos Deputados, surgiram fatos relevantes, como a utilização pelo ministro de avião de proprietário de ONG que tem convênio com o Ministério do Trabalho.

Censo do IBGE aponta crescimento da população idosa no Brasil

A proporção de idosos nos municípios brasileiros teve um crescimento generalizado nos últimos dez anos. O percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6%, em 2000, para 10,8% em 2010. Em 78 municípios brasileiros, essa parcela de cidadãos já representa 20% da população total da cidade, ou seja, uma em cada cinco pessoas tem 60 anos ou mais de idade. A maior parte dessas cidades (64) está localizada no Rio Grande do Sul, tem pequeno porte populacional, com no máximo 11,5 mil habitantes, e é rural. De acordo com dados dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, as cidades que lideram o ranking de proporção de idosos são Coqueiro Baixo (29,4%), Santa Tereza (27,1%), Relvado (26%), Colinas (25,4%) e Coronel Pilar (25,1%), todas no Rio Grande do Sul. Segundo a gerente de Coordenação de População e Indicadores Sociais, Ana Lucia Sabóia, "isso mostra que nesses municípios a população é bastante envelhecida, realidade que exige políticas públicas específicas". O levantamento destaca ainda que mais da metade (53,2%) dos cerca de 20,6 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos vivem em municípios mais populosos, com mais de 100 mil habitantes. Já a proporção de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade vem diminuindo no País. A participação desse grupo na população total caiu de 29,6% em 2000 para 24,1% em 2010.

Irã diz que Israel não foi responsável por ataque a base militar

Autoridades iranianas negaram nesta quarta-feira as informações divulgadas pela imprensa internacional de que Israel estaria por trás de uma explosão ocorrida em uma base militar próxima a Teerã. Ao menos 17 soldados da Guarda Revolucionária morreram no incidente. O Irã insistiu que a explosão em uma base militar, que sacudiu janelas e despertou temores em partes da capital Teerã, foi um acidente e negou especulações de possível sabotagem por parte de Israel ou dos Estados Unidos. "Qualquer coisa que os inimigos digam sobre o incidente na base da Guarda Revolucionária é ficção e, portanto, não é importante", afirmou o porta-voz parlamentar Ali Larijani. A revista "Time" citou um funcionário ocidental de inteligência especulando que Israel seria a responsável por um ataque às bases de Malard e Shahriar, a oeste de Teerã, no sábado. As notícias ganharam força uma vez que o general Hassan Moqaddam, membro do alto escalão da guarda que estava envolvido no programa nuclear iraniano, morreu no incidente. Hassan Firouzabadi, chefe das Forças Armadas iranianas, também negou nesta quarta-feira que os israelenses tivessem orquestrado o ataque. Autoridades iranianas haviam dito anteriormente que o acidente aconteceu enquanto munições estavam sendo movidas na base, sem vinculá-lo diretamente à pesquisa de armas. Se o Irã reconhecesse que o incidente resultou de um ataque de Israel, estaria reconhecendo sua fragilidade militar.

IBGE comprova que aumenta número de brasileiros que moram sozinhos

As unidades domésticas com apenas um morador aumentaram de 8,6% para 12,1% na última década. Fenômeno característico dos grandes centros urbanos, ele tem sido observado com mais frequência em Estados com índices mais altos de envelhecimento da população: Rio de Janeiro (onde esse tipo de unidade doméstica passou de 11,2% para 15,6% no mesmo período) e Rio Grande do Sul (que subiu de 10,9% para 15,2%). De acordo com dados dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, vários motivos explicam esse aumento. Entre eles, a elevação da expectativa de vida (que leva muitos idosos a morarem sozinhos, uma vez que não dividem mais suas casas com parentes), a verticalização das cidades e a diminuição do tamanho das residências e ainda o aumento das separações conjugais. Segundo o levantamento, entre as capitais, Porto Alegre (RS) lidera o ranking de pessoas que moram sozinhas, respondendo por 21,6% das unidades domésticas unipessoais. A gerente de Coordenação de População e Indicadores Sociais, Ana Lucia Sabóia, enfatizou que essa média se aproxima do patamar de cidades européias. Sete em cada dez unidades domésticas no País têm apenas um responsável pelo domicílio.

Censo do IBGE comprova que brasileiras estão engravidando menos e mais tarde

As mulheres brasileiras estão tendo menos filhos e adiando a primeira gravidez, conforme dados colhidos pelos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. Em 2000, a média de filhos por mulher era 2,38 e, em 2010, caiu para 1,86. A queda ocorreu em todas as regiões do Brasil. A menor taxa em 2010 foi verificada no Sudeste (1,66) e a maior taxa foi registrada no norte (2,42). A mais alta taxa entre os Estados foi registrado no Acre (2,77 filhos por mulher) e a menor foi no Rio de Janeiro (1,62). Além de terem menos filhos, caiu a proporção de nascimentos entre as mulheres mais jovens. Em 2000, 19% dos nascimentos ocorriam na faixa etária de 15 a 19 anos e 29% na faixa etária de 20 a 24 anos. Esses percentuais caíram respectivamente para 18% e 27%. Outra mudança detectada pelo censo é o aumento das uniões consensuais, em que os casais não formalizam o casamento. Este percentual subiu de 29% para 36%.

Defesa quer desvincular comunista Orlando Silva de acusações contra o petista Agnelo Queiroz

A defesa do comunista Orlando Silva trabalha para tentar desvincular os fatos atribuídos ao ex-ministro do Esporte das acusações que pesam contra o governador de Brasília, o petista Agnelo Queiroz (PT-DF), no escândalo de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo. O relator do processo no Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha, prometeu conferir prioridade ao caso assim que os autos retornarem da Procuradoria Geral da República. Orlando e Agnelo são suspeitos de participação no desvio de dinheiro por meio de ONGs.

Censo do IBGE confirma que mulheres ganham menos do que os homens

A renda das mulheres representava apenas 70% da renda dos homens em 2010, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Segundo a pesquisa, o rendimento médio mensal das mulheres foi calculado em R$ 983,00 enquanto a dos homens foi de R$ 1.392,00. A diferença variou de 70,3% na região Sul (R$ 1.045,00 para as mulheres e R$ 1.486,00 para os homens) a 75,5% na região Norte (R$ 809,00 das mulheres contra R$ 1.072,00 dos homens). Os percentuais da parcela feminina também foram maiores que os da masculina nas classes sem rendimento (43,1% e 30,8%), até meio salário mínimo (8% e 4,6%) e até um salário mínimo (21,5% e 20,8%). Segundo o Censo 2010, havia no Brasil cerca de 57 milhões de unidades domésticas, com um número médio de 3,3 moradores em cada uma. Entre os que se apresentaram como responsáveis pela unidade, 61,3% eram homens (35 milhões) e 38,7%, mulheres (22 milhões). A pesquisa também investigou a possibilidade de haver mais de uma pessoa responsável pela unidade doméstica: cerca de um terço dos entrevistados declararam que a responsabilidade é compartilhada. Em 2010, 65,3% das unidades eram formadas por responsável e cônjuge/companheiro de sexo diferente. Uma inovação este ano permitiu o registro de cônjuge/companheiro do mesmo sexo, o que se verificou em algo em torno de 60 mil unidades, 0,1% do total.

Energia chega a 98% das casas brasileiro, mas lixo ainda é queimado no campo

Dos serviços prestados aos domicílios brasileiros, a energia elétrica foi a que apresentou a maior cobertura no Brasil em 2010, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. De acordo com a pesquisa, 97,8% dos domicílios eram atendidos em 2010, sendo que as áreas urbanas (99,1%) e rurais (89,7%) estão quase equiparadas. Com exceção das áreas rurais da região Norte, onde apenas 61,5% dos domicílios tinham energia elétrica fornecida por companhias de distribuição, as demais regiões apresentaram uma cobertura acima de 90%, variando de 90,5% no Centro-Oeste rural a 99,5% nas áreas urbanas da região Sul. Assim como os serviços de água e esgoto, a coleta de lixo aumentou no País em 2010 na comparação com 2000, tendo passado de 79% para 87,4%. A cobertura mais abrangente se encontrava no Sudeste (95%), seguida do Sul (91,6%) e do Centro-Oeste (89,7%). Norte (74,3%) e Nordeste (75,0%%), que tinham menores coberturas (57,7% e 60,6%), apresentaram os maiores crescimentos em dez anos, de 16,6 e 14,4 pontos percentuais respectivamente. Nas áreas urbanas o serviço de coleta de lixo dos domicílios estava acima de 90% em todo o País. Nas áreas rurais o serviço praticamente dobrou, passando de 13,3% dos domicílios atendidos em 2000 para 26%, em média. Apesar do crescimento, a dificuldade e o alto custo da coleta do lixo no campo tornam a opção de queimá-lo a mais adotada pelos moradores dessas regiões. A prática cresceu 10 pontos percentuais, passando de 48,2% em 2000 para 58,1% em 2010. Já o descarte de lixo em terreno baldio, que em 2000 era adotada por moradores de 20,8% dos domicílios rurais, caiu para 9,1%.

Censo do IBGE mostra que metade mais pobre da população brasileira fica com 17,7% da renda

A parcela dos 10% de brasileiros mais ricos ficou com 44,5% da renda nacional em 2010, contra o 1,1% da renda conquistada pelos 10% mais pobres. As informações fazem parte dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. As estatísticas revelam que, apesar do crescimento da renda em todos os níveis, o Brasil ainda é muito desigual. A metade mais pobre da população ficou com apenas 17,7% da renda total. A renda média mensal das pessoas com 10 anos ou mais foi calculada em R$ 1.202,00 pelo IBGE. Na área rural, a renda ficou em menos da metade (R$ 596) dos rendimentos médios da zona urbana (R$ 1.294,00). Entre as regiões, o Centro-Oeste (R$ 1.422,00) e o Sudeste (R$ 1.396,00) tiveram os rendimentos mais elevados, vindo em seguida o Sul (R$ 1.282,00), Nordeste (R$ 806,00) e Norte (R$ 957,00). O número médio de moradores em domicílios particulares permanentes foi calculado em 3,3 pelo IBGE. Na classe de até um oitavo do salário mínimo, o número médio de moradores foi de 4,9; já na de mais de dez salários, foi de 2,1. A tendência foi observada em todas as regiões, tanto nas áreas urbanas como nas rurais. O percentual de pessoas sem rendimento foi mais elevado nas regiões Norte (45,4%) e Nordeste (42,3%) e mais baixo na Sul (29,9%), ficando próximos os da Sudeste (35,1%) e Centro-Oeste (34,8%). Entre as pessoas que recebiam mais de cinco salários mínimos, os percentuais das regiões Nordeste (2,6%) e Norte (3,1%) ficaram em patamar inferior ao das demais. O indicador alcançou 6,1%, na região Sul; 6,7%, na Sudeste; e 7,3%, na Centro-Oeste. A distribuição das pessoas de 10 anos ou mais por classes de rendimento mostrou que, na área rural, os percentuais de pessoas nas classes sem rendimento (45,4%) e até um salário mínimo (15,2%) foram maiores que os da urbana (35,6% e 4,8%, respectivamente). Já a parcela que ganhava mais de cinco salários mínimos mensais ficou em 1% na área rural e 6% na urbana.

Idade média da população brasileira é de 31,3 anos para homens e 32,9 para mulheres

A idade média da população brasileira é de 32,1 anos de idade, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. No ano passado, os homens tinham em média 31,3 anos, enquanto as mulheres tinham 32,9. A maior diferença entre os sexos era no Rio de Janeiro, onde as mulheres têm em média 2,5 anos a mais. A região onde a população tinha a maior média de idade era a região Sul (33,7 anos), seguida pelo Sudeste (33,6), Centro-Oeste (31), Nordeste (30,7) e Norte (27,5). Sete Estados possuíam idade média acima da nacional: Rio Grande do Sul (34,9 anos), Rio de Janeiro (34,5), São Paulo (33,6), Minas Gerais (33,3), Santa Catarina (33,0), Paraná (32,9) e Espírito Santo (32,4). A menor média de idade ocorre no Amapá, onde a população tinha em média 25,9 anos. Segundo a pesquisa, a população urbana é mais velha que a rural: são 32,3 anos em média nas cidades contra 30,6 anos no campo. Na comparação com 1991, a diferença entre as populações diminuiu de 2,3 anos em favor da área urbana para os atuais 1,7. O grupo de 70 anos ou mais de idade, que representava 2,3% da população em 1980, passou em 2010 para 4,8% do total. Para o IBGE, a consequência desse processo de envelhecimento populacional é o aumento da participação dos óbitos desse grupo no total de mortes. No Brasil, a participação dos óbitos da população de 70 anos ou mais de idade foi de 43,9%.

Censo mostra que mortes de jovens são quatro vezes maiores do que entre mulheres

Para cada grupo de 100 mulheres que morrem no Brasil, há 133,4 mortes de homens, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados pelo IBGE. No ano passado, o Censo introduziu questionários sobre a ocorrência de óbitos nos domicílios visitados pelos recenseadores. No período entre agosto de 2009 e julho de 2010, foram contabilizadas mais de um milhão de mortes, sendo 57,2% de homens e 42,8% de mulheres. A disparidade, segundo o IBGE, pode ser explicada também pela maior parcela da população ser constituída por homens (103,4 homens para cada 100 mulheres). O Estado onde morreram mais homens em relação às mulheres foi em Rondônia, onde 165,7 homens morrem para cada 100 mulheres. Já o Rio de Janeiro tem o menor razão de óbitos entre os sexos, com 116,7 mortes masculinas para cada 100 femininas. Neste número também há influência da divisão demográfica: somente 47,7% da população do Rio de Janeiro é masculina. A sobremortalidade masculina ocorre em quase todos as faixas etárias, mas é maior entre os 20 a 24 anos, quando a proporção é de de 420 para 100. Dos 15 aos 19 anos, 350 homens morrem para cada 100 mulheres, e, dos 25 aos 29, são 348 para 100. Segundo o IBGE, a grande diferença entre os mais jovens se deve ao alto número de óbitos por causas externas ou violentas, como homicídios e acidentes de trânsito, que atingem mais a população masculina. A partir dos 24 anos o indicador começa a cair e, na faixa acima dos 81, o número de mulheres que morrem já supera o dos homens. O motivo, diz o IBGE, é a maior proporção de mulheres na população idosa.

Censo revela que brasileiros vivem em 193 países pelo mundo

Cerca de 491,6 mil brasileiros vivem no Exterior, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. Segundo o estudo, os brasileiros estão em 193 países. Destes, 54% são mulheres e 46%, homens. Mais da metade deles são jovens: cerca de 60% têm entre 20 e 34 anos. O principal destino para quem emigra são os Estados Unidos, com 23,8% do total, seguido por Portugal (13,4%), Espanha (9,4%), Japão (7,4%), Itália (7%) e Inglaterra (6,2%). Juntos, esse países abrigam 70% dos emigrantes brasileiros. O número de brasileiros no Exterior pode ser ainda maior, pois o Censo não contabiliza os domicílios fechados em que todas as pessoas podem ter emigrado. Quase metade dos brasileiros que vão ao Exterior (49%) são oriundos da região Sudeste, principalmente de São Paulo (21,6%) e Minas Gerais (16,8%).

IBGE diz que mortalidade infantil cai 85% em 30 anos

Apenas 3,4% de todas as mortes no Brasil em 2010 ocorreram antes do primeiro ano de vida, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo IBGE. De acordo com estatísticas do Registro Civil, o índice era de 23,3% em 1980, o que configura um declínio de 85,4% nas mortes antes do primeiro ano. A menor proporção foi encontrada no Rio Grande do Sul (2,1%), seguido pelo Rio de Janeiro (2,3%), Minas Gerais (2,7%), São Paulo (2,7%) e Santa Catarina (2,8%). Na outro extremo, os Estados do Amazonas (8,5%), Amapá (7,9%), Maranhão (7,1%) e Acre (7,0%), concentram as taxas mais altas de mortalidade infantil. Todos os Estados das regiões Sudeste e Sul estão abaixo da média nacional, além de Paraíba (3,2%), Rio Grande do Norte (3,3%), Pernambuco (3,3%) e Goiás (3,4%). O Censo apurou que os padrões de mortalidade das áreas urbana e rural são próximos, mas que há diferenças significativas entre os mais novos. Enquanto na área urbana o grupo de menores de um ano concentra 3,1% do total de óbitos, na área rural o percentual é de 5,4%. A disparidade maior ocorre na faixa de 1 a 4 anos, em que o percentual da área rural (1,6%) é mais do que o dobro do da área urbana (0,7%). Em alguns Estados, a mortalidade de crianças menores de um ano na área rural passa de 10% do total de óbitos, como no Amazonas (16%), Amapá (15%), Acre (12,6%), Pará (11,1%) e Maranhão (10,2%).

Brasil tem analfabetismo maior do que o de Zimbábue

A taxa de analfabetismo entre a população com 15 anos ou mais diminuiu 4% entre 2000 e 2010, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo IBGE. O número caiu de 13,6% para 9,6%. Na área urbana, o indicador passou de 10,2% para 7,3% da população. Já nas áreas rurais, ele teve uma melhora de 29,8% para 23,2%. Nos Estados, a menor taxa de analfabetismo foi encontrada no Distrito Federal (3,5%) e a maior em Alagoas (24,3%). As maiores quedas entre a população com 15 anos ou mais se deram no Norte (de 16,3% em 2000 para 11,2% em 2010) e no Nordeste (de 26,2% para 19,1%), mas também ocorreram reduções nas regiões Sul (de 7,7% para 5,1%), Sudeste (de 8,1% para 5,4%) e Centro-Oeste (de 10,8% para 7,2%). Apesar do avanço, o índice de analfabetismo no Brasil ainda está acima do de muitos países. De acordo com dados de 2009 do Banco Mundial, a taxa de analfabetismo era de 8,14% no Zimbábue, país africano ultra-corrupto e ditatorial com PIB per capita igual a 5% do brasileiro. A média mundial, segundo as estatísticas, foi de 16,32%. Entre as crianças brasileiras de 10 a 14 anos, 3,9% ainda não estavam alfabetizadas em 2010, o que representa cerca de 671 mil crianças. No contingente de pessoas de 65 anos ou mais, este indicador ainda é elevado, alcançando 29,4% da população nesta faixa de idade em 2010.

Serasa aponta que inadimplência do consumidor subiu 23% no ano

A inadimplência do consumidor apresentou alta de 23,0% no acumulado dos dez primeiros meses deste ano ante igual período de 2010, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira. Considerando apenas outubro, houve elevação de 19,2% no confronto com o mesmo intervalo no ano passado. Já na comparação com o mês anterior, houve queda de 1,5%, a segunda redução seguida após seis altas consecutivas. A diminuição do ritmo inflacionário, a manutenção das taxas de desemprego em patamares historicamente baixos e o crescimento mais moderado do endividamento do consumidor têm contribuído para amenizar a situação de inadimplemento das pessoas físicas, favorecendo a renegociação de dívidas e quitação de débitos em atraso, observam os economistas da Serasa.

Estados Unidos apresentam uma nova bomba de 13 toneladas

A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou a entrega de bombas convencionais de mais de 13 toneladas dotadas de um poder de penetração suficiente para destruir instalações militares subterrâneas. Batizada de MOP (Munição Penetrante Maciça), a bomba mede seis metros e pesa 13,6 toneladas, 2,3 delas de explosivos. Segundo a agência do Pentágono responsável pela redução das ameaças, a bomba foi concebida com o objetivo de "alcançar e destruir as armas de destruição em massa enterradas a muita profundidade". Lançada por um bombardeiro B-52 ou B-2 e guiada até o alvo por GPS, a MOP é capaz de penetrar a 20 metros de profundidade, antes da explosão.

Palácio do Planalto já discute com PDT saída de Lupi

Líderes do PDT, partido do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já começaram a discutir com o Palácio do Planalto o rito para sua substituição no ministério. Emissários da presidente Dilma Rousseff avisaram a dirigentes do partido, como o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), que o governo não descarta a saída de Lupi antes da reforma ministerial programada para janeiro de 2012. Sua situação se agravou após um site do Maranhão divulgar imagens que contrariam a versão de que ele não teria usado, em 2009, um avião providenciado por Adair Meira, dono de ONGs com convênios com a pasta. O ministério havia dito que Lupi se deslocou em um avião modelo Seneca. A foto o mostra, entretanto, descendo de uma aeronave modelo King Air, a mesma que, segundo a "Veja", teria sido providenciada por Meira. O site da revista divulgou vídeo com imagens de Meira também participando do evento com Lupi. Um dos pilares da defesa de Lupi, o presidente interino do PDT, o deputado André Figueiredo (CE), disse que existem "fatos contraditórios" na história do uso do avião e que espera que o episódio seja esclarecido por Carlos Lupi. "Existem fatos contraditórios. Precisamos ouvir da boca do ministro e a versão do PDT do Maranhão. Precisamos fechar todas as explicações para que não paire nenhum tipo de dúvida", disse André Figueiredo.

Shandong Gold oferece US$ 1 bilhão por brasileira Jaguar Mining

A chinesa Shandong Gold, do grupo da Shandong Gold Mining e uma grande produtora de ouro, fez uma oferta de US$ 1 bilhão para comprar toda a brasileira Jaguar Mining, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto. A Shandong Gold pagará em dinheiro. A Jaguar Mining é um dos produtores de ouro no Brasil que mais crescem e tem operações em Minas Gerais. O mais importante projeto da Jaguar é o de Gurupi, que tem reservas de 2,3 milhões de onças.

Alemanha vai promover o registro de neonazistas

O ministro do Interior da Alemanha, Hans Peter Friedrich, anunciou a criação em nível nacional de um registro central de neonazistas e ultradireitistas perigosos similar ao banco de dados já existente sobre extremistas islâmicos. "Os dados sobre extremistas de direitas violentos e crimes de motivação política ultradireitista serão unificados", afirmou Friedrich ao jornal "Süddeutsche Zeitung". Dessa forma, o governo pretende evitar a descoordenação existente entre os diferentes serviços secretos dos 16 Estados federados e o Escritório Federal de Investigação Criminal. Após a descoberta de uma célula terrorista neonazista depois do suicídio de dois de seus membros e a prisão de uma terceira integrante, culpados de vários assassinatos e atentados, Friedrich declarou que seu ministério estudará também a possibilidade de proibir o ultradireitista Partido Nacional Democrata Alemão. A expectativa é que a terrorista detida e única sobrevivente da célula terrorista neonazista dê um depoimento detalhado. Beate Zschäpe, de 36 anos, se entregou à polícia depois da explosão da casa que dividia com os outros dois membros do comando terrorista: Uwe Mundlos, de 38 anos, e Uwe Böhnardt, de 34 anos. Os dois, apontados como autores materiais dos assassinatos de nove estrangeiros, haviam sido encontrado mortos na cidade de Eisenach, em um suposto suicídio. Para os investigadores, a mulher é uma peça-chave para esclarecer a série de assassinatos, cometidos entre 2000 e 2007, revelados agora por causa da aparição dos corpos dos outros dois membros do trio terrorista.