quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LIXO DE PORTO ALEGRE NAS CALÇADAS, GREVE DOS GARIS NA QUALIX/SUSTENTARE

Todo o lixo de Porto Alegre, excluída a zona central (com coleta conteinerizada), está nas calçadas. Os garis da Qualix/Sustentare pararam o serviço na garagem da empresa, na rua 9 de Junho, no bairro Partenon, e não permitiram a saída dos caminhões do turno da manhã, enquanto não tiverem em suas contas bancárias o depósito do salário de novembro (hoje é o quinto dia útil do mês subsequente e, por lei, é o limite máximo para o depósito dos salários). O diretor da Qualix/Sustentare, Adilson Martins, está na garagem. A Brigada Militar cercou a área. No fim da tarde deverá começar o turno da coleta noturna, que está também ameaçada. Nesta quinta-feira Porto Alegre poderá amanhecer atolada em 1.000 toneladas de lixo não coletado.

Um comentário:

Carlos Faria disse...

QUALIX / SUSTENTARE – SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA. CNPJ 02.592.658/0001-65.


A empresa SUSTENTARE, antiga QUALIX, que presta serviços de limpeza pública para as seguintes cidades:
- SÃO PAULO
- DIADEMA
- RIO CLARO-SP
- HORTOLÂNDIA
- PORTO ALEGRE
- TERESINA-PI
- VARZEA GRANDE-MT
Está vivendo um de seus piores momentos, senão os últimos.
A história da empresa remonta da época em que a controladora era a Sideco Brasil, controlada pela Sideco Americana, empresa de capital argentino que acabou deixando o Brasil depois de várias acusações de desvio de dinheiro público.
No final de 2010 a empresa foi adquirida pelo fundo brasileiro ARION CAPITAL, que injetou cerca de 10 milhões de reais no caixa da empresa para tentar saná-la. Após várias decisões administrativas erradas, inclusive a mudança do nome de Qualix para Sustentare, o fundo Arion Capital abandonou a empresa na primeira metade de 2011.
No lugar de Flávio Souto, da Arion Capital, que era o presidente entrou o Senhor Adilson Martins, um dos funcionários mais antigos da Qualix com mais de 25 anos de serviços prestados à empresa.
Para o lugar da Arion Capital o Banco Pine, maior credor da Qualix, assumiu o compromisso de remodelar e colocar a empresa nos eixos, inclusive visitando as prefeituras, como foi o caso de Teresina, onde o Diretor Comercial da Qualix, Marcel Gelfi esteve junto com o Diretor do Banco Pine Sr Paulo Goulart visitando o prefeito de Teresina.
O planejamento estava funcionando e a Qualix estava voltando ao seu dia dia quando em meados de outubro sofreu dois grandes golpes. Uma ação trabalhista de Brasília, onde a Qualix fazia a limpeza pública, no valor de 3 milhões de reais conseguiu bloquear o montante direto nas contas bancárias da empresa. Outra ação trabalhista no valor de 2 milhões de reais bloqueou o pagamento nas prefeituras o que afetou o caixa da empresa.
Os salários dos funcionários estão atrasados, até o dia de ontem 08/12, não tinham sido pagos. Protestos já explodem em Porto Alegre, Feira de Santana (onde a Qualix não recolhe mais o lixo por decisão unilateral da prefeitura, mas a empresa não demitiu nenhum dos funcionários) e ontem na sede da empresa na rua Antonio Ribeiro Pina, 225 na cidade de São Paulo, os funcionários fizeram um piquete na frente da empresa bloqueando a entrada.
Além dos funcionários os fornecedores da empresa também não recebem e sequer conseguem ser atendidos por alguém da diretoria da empresa. É o caso da Mape Veículos, que aluga veículos leves para a Qualix. Sem receber desde outubro e com uma dívida acumulada de 150 mil reais a empresa já reincidiu o contrato com a Qualix notificando a mesma e as prefeituras, mas não consegue recolher os veículos, que segundo os funcionários da Qualix são usados pelas prefeituras. Os veículos estão com os licenciamentos vencidos, portanto o seu uso é irregular pelos funcionários das prefeituras.