sexta-feira, 18 de novembro de 2011

IBGE aponta existência de mais de 600 agências de publicidade em atividade

O IBGE mapeou o setor de publicidade no Brasil e identificou 626 agências em atividade em 2009 que, juntas, registraram um faturamento de R$ 4,974 bilhões. Desse total, 65% foram provenientes de bonificação sobre veiculação de publicidade, de acordo com o IBGE. Pelas regras do setor, 20% do que o cliente paga para colocar um anúncio em jornais e revistas ou colocá-lo no ar em rádios e TVs são destinados às agências. Os serviços de produção próprios ou comissão de serviços contratados de terceiros corresponderam a 15,3% da receita do setor. Mas, as agências aumentam em muito o seu faturamento pela negociação com os veículos de comunicação, chamada de bonificação de volume. Os serviços prestados pelas agências de publicidade foram direcionados principalmente para a indústria (32,7% da receita), seguida do comércio varejista (16,1%), serviços financeiros (9,8%) e telecomunicações (8,8%). Segundo o IBGE, as campanhas para o setor privado corresponderam a 83,9% da receita das agências ou R$ 4,178 bilhões. Desse valor, 56,5% foram em serviços para empresas nacionais e 27,4% para multinacionais. As campanhas de governos, inclusive para estatais, representaram 13,7% do faturamento. Já as campanhas de publicidade legal e campanhas políticas representaram 2,4%.

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