quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Protesto contra a corrupção reúne milhares de pessoas nas ruas

A Marcha Contra a Corrupção reuniu milhares de pessoas nesta quarta-feira, no mesmo momento do desfile de 7 de Setembro, em Brasilia. Os videos mostram que mais de 20 mil pessoas participaram da manrcha anti-corrupção no Distrito Federal. Veja as imagens no video abaixo.

A maioria dos participantes levou faixas sobre o caso da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), que se livrou da cassação na Câmara dos Deputados. A passeata de protesto começou no Museu da República e foi até o Congresso Nacional. "Essa é uma forma de dizer que País queremos, com moralidade e justiça. É um grito que precisa ser ouvido” disse o presidente da OAB, Ophir Cavalcante. Muitas pessoas também usaram máscaras com a imagem do mensaleiro petista José Dirceu. Pela rede social Facebook, grupos que se dizem apartidários organizaram para esta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, manifestações contra corrupção em cerca de 50 cidades em 19 Estados e no Distrito Federal. Um dos organizadores da marcha em Brasília, o bancário Rodrigo Montezuma, foi procurado por entidades como a OAB, a petista CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e senadores da oposição, que queriam pegar carona nos atos. Porém, Montezuma e os demais grupos disseram que os protestos não têm relação com partidos políticos. Cerca de 700 pessoas participaram na tarde desta quarta-feira da segunda passeata do dia contra a corrupção na avenida Paulista, em São Paulo.
Veja as imagens do protesto paulistano no vídeo abaixo:

Para os organizadores, o público chegou a 3.000 no período da tarde. O protesto, que começou por volta das 14 horas, durou três horas e fechou duas pistas da Avenida Paulita. Partindo do vão livre do Masp, o grupo seguiu até a Rua da Consolação, de onde retornou pela Paulista até o cruzamento com a rua Brigadeiro Luis Antonio e voltou até o Masp. Os manifestantes pretendem fazer uma nova manifestação no dia 12 de outubro. O único incidente aconteceu quando o comissário aposentado Amauri Antunes Guedes, 77, resolveu queimar bandeiras do PT. Ele quase foi agredido confundido com um militante petista. Guedes protestava contra a administração do fundo de pensão Aerus. O ato protestou principalmente contra a classe política em geral. Um dos slogans mais cantados foi "acorda brasileiro, estão levando o seu dinheiro". Carros pedindo a CPI da Corrupção seguiram o protesto na sua parte final. Um carro de som foi contratado por um dos grupos organizadores.

Nenhum comentário: