quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Navio de R$ 75 milhões vai ajudar Brasil a explorar o pré-sal

O Brasil terá no próximo ano seu primeiro grande navio oceanográfico. A compra está sendo finalizada em um estaleiro chinês por um consórcio formado por governo, Vale e Petrobras, e deve ser anunciada em breve pela presidente Dilma Rousseff. O barco, de cerca de 80 metros de comprimento, terá capacidade para 90 pessoas e autonomia para ficar até três meses seguidos no mar. O navio responde a uma necessidade antiga do País: a de ter uma plataforma de pesquisa oceânica capaz de explorar o Atlântico Sul, a porção de mar menos conhecida do planeta. "Com 4,5 milhões de quilômetros quadrados de mar, um navio é pouco. Precisamos de dúzias", disse o almirante Ilques Barbosa Junior, secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha. A conta trai um dos objetivos por trás da compra: 4,5 milhões de quilômetros quadrados é a área de mar sobre a qual o Brasil se autoconcedeu soberania econômica, na chamada plataforma continental. Trata-se de uma área maior que a Zona Econômica Exclusiva, que soma 3,5 milhões de quilômetros quadrados. Essa fronteira marítima, declarada pelo Brasil no âmbito da Unclos (Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar), é uma extensão geológica do pré-sal e provavelmente contém reservas ainda desconhecidas de petróleo, gás e minérios. Para exercer plenos direitos sobre a plataforma continental, porém, o País precisa fazer pesquisa. O ministério da Ciência e Tecnologia realizou uma consulta com oceanógrafos sobre os equipamentos que eles gostariam de ter no barco. A resposta foi uma "lista de compras" com 48 itens, que inclui até uma broca para coletar amostras de rocha. "A gente participa como coadjuvante de vários grandes programas, porque temos instrumentação, mas não temos navio para entrar no clube", afirma Carlos Eiras Garcia, diretor do Instituto de Oceanografia da Furg (Universidade Federal de Rio Grande). Segundo Nobre, o governo estuda a aquisição de um segundo navio oceanográfico, em 2014, a ser produzido por um estaleiro nacional.

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