sábado, 20 de agosto de 2011

Yahoo e Facebook testam a hipótese dos seis graus de separação

O Yahoo e Facebook juntaram forças para testar o experimento da década de 60, que concluiu que todas as pessoas estão conectadas umas a outras por seis elos, que se tornou conhecido pelo nome "seis graus de separação", em 1967, quando o psicólogo social Stanley Milgram (1933-1984), de Harvard, realizou um estudo sobre uma nova forma de conceber as conexões dos círculos sociais da humanidade. Com o fenômeno das redes sociais virtuais, como o Facebook com seus 750 milhões de membros, também mudou o modo como são vistas as interligações globais. Portanto, nada como usar essas novas tecnologias sociais para testar a famosa conclusão de 44 anos atrás. Nos últimos dias, os cientistas sociais do Facebook e Yahoo começaram a maior pesquisa do gênero. Eles querem descobrir, no vasto mundo das redes on-line, quantos elos de contato são necessários para uma mensagem chegar a um desconhecido de um país qualquer. O experimento Yahoo-Facebook poderia resolver questões em andamento sobre se os graus de separação entre as pessoas são tão poucos como Milgram e outros investigadores concluíram. O estudo de Milgram deixou abertas algumas lacunas, o que provocou dúvidas entre muitos cientistas sociais. A atual versão do experimento Yahoo-Facebook, chamado de "Small World" (mundo pequeno), pode ajudar a saná-las. Em média, cada membro do Facebook tem 130 amigos na rede social, e o Facebook visualiza a teia de conexões como um "gráfico social". O gráfico social não apenas aumenta com o acréscimo de membros à rede social (o Facebook triplicou de tamanho nos últimos dois anos). Ele também se torna mais denso, pois as lacunas entre as pessoas vão sendo preenchidas por novos membros, explica o cientista-chefe de dados do Facebook, Cameron Marlow. Enquanto o registro digital do gráfico mostra a extensão das conexões entre as pessoas, os indivíduos podem não estar sempre conscientes de quão grande a sua rede realmente é, já que eles nem sempre conhecem os amigos de seus amigos. O experimento atual do "Small World" colaboraria para dimensionar o postulado acima. Os resultados podem ter aplicações de negócios do Facebook, acrescenta Marlow, porque os graus de separação entre os indivíduos, e entre pessoas e marcas comerciais que publicam anúncios no Facebook, são importantes. "O Facebook depende da sua conexão, e o fato de que os usuários estão conectados uns aos outros e estão conectados a marcas permite a difusão de mensagens importantes, da qual uma grande parte é a nossa plataforma de publicidade", disse Marlow. O mundo tinha cerca de 3,5 bilhões de pessoas quando Milgram realizou seu experimento na década de 1960. Hoje é praticamente o dobro desse número.

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