segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ministro da Agricultura diz que irmão de Romero Jucá é despreparado

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou nesta segunda-feira que Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) e ex-diretor financeiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), é "despreparado para o cargo". Rossi admitiu que Jucá Neto foi indicado para o cargo por ser irmão do líder do governo no Senado e disse que ele foi pego "em uma flagrante ilegalidade e agora quer criar uma crise política ao tentar colocar todo mundo no mesmo saco". "Não vou dizer que não tenho parcela de culpa na escolha, mas eu cumpri minha responsabilidade ao colocá-lo para fora", afirmou o ministro. Segundo Rossi, o ex-diretor foi demitido da Conab após liberar um pagamento de R$ 8 milhões a uma empresa ao acessar diretamente o sistema de repasses financeiros do órgão, sem informar a diretoria. "Foram contrariadas todas as normas, sem passar por diretorias. Ele mesmo entrou no sistema e pegou um recurso que não pode ser manejado", afirmou o ministro. Em entrevista à revista "Veja", o irmão de Jucá rebateu as acusações e disse que a Conab e o Ministério da Agricultura "só tinham bandidos". Mesmo assim, Rossi disse que não é o caso para uma "faxina" na área de agricultura do governo. O ministro, contudo, disse que é uma situação "difícil" por conta do parentesco do ex-diretor da Conab com o líder do governo: "Vocês hão de convir que o senhor Oscar é irmão do líder do governo. Eu comuniquei o senador, que teve uma atitude absolutamente correta e pediu para minimizar danos, mas que poderia fazer o que achasse mais correto". Rossi disse que entende o pedido de Jucá para "minimizar danos": "Acho absolutamente normal que um irmão peça isso, eu respeito isso porque família tem muito valor para mim. Não é conveniente esse tipo de coisa, indicar irmão, olha que situação difícil que fica o irmão que indicou".

Nenhum comentário: