quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Grupo australiano de shoppings chega ao Brasil


Depois de uma década sem expandir suas operações para novos países, a Westfield, uma das líderes no mercado mundial de shopping centers, anunciou nesta terça-feira sua entrada no mercado brasileiro. O grupo australiano comprou por R$ 740 milhões uma participação de 50% na catarinense Almeida Junior. O acordo para a criação de uma joint venture vinha sendo discutido desde março e foi oficializado em Sydney. Avaliada em R$ 1,4 bilhão, a Almeida Junior desenvolveu e hoje administra quatro shoppings em Santa Catarina, nas cidades de Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú. O projeto mais recente está em andamento e deve ser inaugurado no ano que vem, no município de São José, região metropolitana de Florianópolis. A nova empresa, batizada de Westfield Almeida Junior, deixa de ter uma atuação exclusivamente regional para avançar pelo mercado brasileiro de shoppings. "Com a joint venture, o espectro da companhia passa a ser outro", diz Jaimes de Almeida Junior, CEO da nova empresa: "Vamos estudar investimentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná". Além de receber aporte financeiro, o empresário diz que a sociedade facilitará a atração de grifes internacionais para os shoppings da rede, já presentes em empreendimentos do parceiro internacional. A Westfield tem interesse de acompanhar de perto o sócio brasileiro. Além do diretor financeiro, que virá de Los Angeles, o grupo indicará outros dois executivos para comandar a comercialização e desenvolvimento de projetos. Da quantia paga pela Westfield, R$ 340 milhões serão embolsados pelos fundadores e R$ 400 milhões vão para o caixa do grupo. O recurso é destinado à expansão e ao pagamento de dívida.

Nenhum comentário: