domingo, 10 de julho de 2011

Estudo aponta que gestão pode reduzir custo do setor aéreo em 15%

Com 34 mil funcionários, a Infraero detém o título de maior operador de aeroportos do mundo em número de passageiros transportados. Em um setor conhecido pela gestão pulverizada ou quase individualizada, o título ajuda a explicar os problemas enfrentados pelo setor no Brasil. À falta de competição e à capacidade de realizar investimentos, soma-se a baixa eficiência do setor público e o uso político de cargos. Um diagnóstico feito pela consultoria McKinsey revela que de 11% a 15% dos custos do setor aéreo poderiam ser evitados com a adequação da infraestrutura e melhoria de gestão, tanto do lado terra como do lado ar. O tempo médio de duração dos vôos no País poderia ser reduzido em 4% a 8% se o sistema fosse mais eficiente, segundo cálculos da mesma consultoria. Isso sem contar o tempo que o passageiro gasta nas filas da imigração, que muitas vezes começa no finger ou até mesmo dentro do avião.

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