quarta-feira, 11 de maio de 2011

HSBC revela plano para cortar US$ 3,5 bilhões em custos

O novo presidente do HSBC vai cortar gastos na divisão de varejo do banco e poderá vender o braço de cartões de crédito nos Estados Unidos, em uma tentativa de fazer o grupo financeiro reduzir US$ 3,5 bilhões em custos e retomar a lucratividade. O HSBC tem operações em 87 mercados, 95 milhões de clientes e 300 mil funcionários. Na área de varejo, o banco vai se concentrar em mercados principais, como Hong Kong e Inglaterra, mercados de alto crescimento, como México, Cingapura, Turquia e Brasil, e em países menores, onde o grupo tem forte presença. A instituição vai sair das atividades de banco de varejo na Rússia e rever as atividades de suas 475 agências nos Estados Unidos e da divisão de cartões de crédito no país. O maior banco da Europa enfrenta necessidade urgente de reformulação uma vez que mais de dois quintos de seus negócios não estão entregando seu custo de capital, afirmou o presidente-executivo, Stuart Gulliver. O recuo em relação a serviços de varejo em alguns países e economias, que vão desde cortes de custos com tecnologia e redução de burocracia, são medidas que vão ajudar a reduzir custos, como parcela de receitas de 61% no primeiro trimestre para entre 48% e 52% até 2013.

Nenhum comentário: