terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo vai intermediar visita de família ao menino Sean Goldman nos Estados Unidos

"Sei que, agora, eu tenho o Brasil ao meu lado pelo direito de visitar meu neto, antes eu não sentia o governo ao meu lado", disse Silvana Bianchi, a avó brasileira do garoto Sean Goldman, após audiência com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos). O tema da conversa desta terça-feira entre a ministra e Bianchi foi o direito de a família brasileira visitar Sean Goldman nos Estados Unidos, para onde o menino foi levado pelo pai em dezembro de 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal. Desde então, os avós e a irmã de Sean não estiveram com o garoto. A permissão para visitas foi negada, em fevereiro, pela Suprema Corte de New Jersey. Segundo Maria do Rosário, o governo vai estabelecer negociações com advogados do pai do menino, David Goldman, e com o Departamento de Estado norte-americano, para possibilitar as visitações. "Queremos que exista uma reciprocidade, ou seja, que os Estados Unidos cumpram também a Convenção de Haia (que trata de casos de subtração indevida de crianças e de visitas) e que prevaleça o princípio básico em termos de direitos humanos e direitos da infância: o superior interesse da criança. É de interesse da criança conviver com a família brasileira", disse a ministra. Para a família brasileira, a fala de Maria do Rosário, titular da pasta que centraliza no País os casos de subtração internacional de crianças, demonstra uma mudança no posicionamento do governo brasileiro quanto ao caso Sean Goldman.

Nenhum comentário: