sábado, 19 de março de 2011

Fernando Henrique Cardoso diz que Dilma foi gentil

Convidado por Dilma Rousseff na condição de ex-presidente para o almoço oferecido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Fernando Henrique Cardoso elogiou a postura da presidente e chamou o gesto de "gentileza". "A presidente Dilma foi extremadamente gentil comigo", disse o tucano, oposicionista ao governo federal: "Achei uma coisa de gentileza, senão eu não teria vindo. É um gesto. Eu acho que, em matéria de Estado, quando está se representando o país, como é o caso aqui, não cabe divisões político-partidárias. Eu acho que a presidente Dilma demonstrou que tem uma compreensão correta dessa matéria". Segundo o ex-presidente, na relação política, "não é necessário tratar o outro como se um fosse Deus e o outro o demônio". Fernando Henrique Cardoso defendeu o tom adotado por Dilma ao cobrar publicamente de Obama o apoio ao assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e à derrubada de barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos. Segundo ele, na relação entre Estados, o tom correto foi o adotado por Dilma. "O discurso de interesse do Brasil tem que ser duro, tem que dizer as verdades como são. É normal. É uma relação de Estados, não é uma relação entre pessoas. Não tem que ter amabilidade como tem as pessoas. Tem que colocar com clareza quais são os interesses", disse Fernando Henrique Cardoso.

Nenhum comentário: