quarta-feira, 16 de março de 2011

Classes baixas descobrem nova fronteira de consumo

Depois da ascensão da classe C, chegou a vez de as classes mais baixas puxarem o crescimento do consumo. Levantamento da consultoria Nielsen sobre aumento de penetração de 51 categorias de produtos (alimentos e bebidas, higiene e limpeza) constatou que 65% dos novos lares consumidores são das classes C2 (renda familiar média de R$ 933,00), D e E (renda familiar até R$ 618,00). Esses consumidores estão entrando em novas categorias ou tendo acesso a produtos de maior valor. Entre as categorias em que o maior crescimento se deu nos lares de menor renda estão água de coco, bebidas à base de soja, leite fermentado, tinta de cabelo, xampu e biscoito. Os dados, diz Arlete Soares Corrêa, gerente de desenvolvimento de serviços ao cliente da Nielsen, mostram uma "quebra de paradigma". "Até então, fabricantes e varejistas achavam que deveriam ter uma marca para as classes mais altas e outra para as classes D e E", diz. "Mas, em certas categorias, o consumidor das classes mais baixas está disposto a pagar por uma marca de maior valor", completa.

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