sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hyundai quer ter 10% do mercado brasileiro em 2013

A Hyundai Motor lançou na sexta-feira a pedra fundamental de sua primeira fabrica na América Latina, mas já traça planos para assumir participação de mercado de cerca de 10% até o final de 2013, rivalizando com a Ford, atual quarta maior empresa do setor no Brasil. Em 2013, a montadora sul-coreana pretende vender 150 mil carros produzidos na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, a décima da marca no mundo, volume que será reforçado com mais 100 mil unidades importadas e outras 50 mil produzidas pelo parceiro brasileiro Grupo Caoa. "Em 2010, sem fábrica aqui no Brasil, ficamos com 3% do mercado. Com produção local, isso será de 10%, ultrapassando a Ford", disse Han Chang Hwan, vice-presidente sênior para as Américas da Hyundai Motor. Segundo o executivo, se a meta for cumprida, a Hyundai terá ocupado toda a capacidade de 150 mil veículos de sua fábrica no Brasil em 2013 com produção apenas do modelo compacto de codinome HMB, que está sendo desenvolvido na Coréia do Sul especificamente para o mercado brasileiro. O carro, voltado ao segmento B, terá motor bicombustível e competirá diretamente com os modelos Gol e Pálio, da Volkswagen e da Fiat. A nova fábrica vai demandar investimentos de US$ 600 milhões e a instalação de oito fornecedores de autopeças no complexo elevará o total de gastos em mais 300 milhões de dólares, segundo Han. A unidade começará a produzir no segundo semestre do próximo ano, segundo a montadora. Para este ano, a Hyundai espera contabilizar vendas de 93 mil veículos no Brasil, após atingir cerca de 80 mil unidades vendidas em 2010.

Nenhum comentário: