sábado, 22 de janeiro de 2011

Jurerê Internacional, a Beverly Hills de Santa Catarina, tem grande alagamento por saneamento falho

Jurerê Internacional alagada
A praia de Jurerê Internacional, localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, loteamento residencial sofisticado, localizado a cerca de 15 minutos do centro da cidade catarinense de Florianópolis, onde há um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil, sofreu um verdadeiro desastre neste sábado, devido à intensa chuva que caiu no litoral catarinense, e revelou suas enormes deficiências na área de saneamento. Dezenas de mansões ficaram ilhadas e tiveram suas garagens inundadas. Dezenas de carrões importados foram completamente cobertos pela águas da chuva que não encontravam vazão. O grupo Habitasul é o administrador de Jurerê Internacional. Lá seus empreendedores costumam se vangloriar dizendo que “Jurerê Internacional possui o famoso selo Bandeira Azul” e dizem que é uma conquista pioneira na América do Sul como reconhecimento da
Mansões com garagens alagadas e carrões perdidos
Foundation for Enviromental Educations, da Dinamarca. Basta fincar o pé na areia de Jurerê Internacional, olhar para o lado, e se verá a Bandeira Azul hasteada no mastro principal a beira mar, que fica na frente do hotel Il Campanário. Pois o famoso hotel Il Campanário precisou promover às pressas, neste sábado, todos os seus hóspedes, porque a chuvarada inundou sua dispensa, onde ficam alojados todos os víveres necessários para o funcionamento da instituição. O hasteamento da Bandeira Azul é uma espécie de selo de excelência de garantia e de qualidade em Jurerê Internacional. Entre os critérios para receber a certificação da Bandeira Azul estão as políticas ambientais do lugar, saneamento, o lixo, entre outras requisitos. A praia de Jurerê Internacional tem alamedas, shopping a céu aberto (open shopping), restaurantes, supermercados, ruas e avenidas
Ruas e avenidas alagadas em Jurerê Internacional
largas, câmeras de segurança, estação de tratamento de água e de esgoto próprios. Mas precisou que chovesse um pouco acima da média em Santa Catarina para mostrar que algo está muito errado na política de meio ambiente e de saneamento da praia de Jurerê Internacional. A Beverly Hills de Santa Catarina, com suas mansões sem muros e separadas por jardins e gramados, amanheceu neste sábado envolvida pelo caos. O volume das chuvas formou rios e lagos nas principais artérias de Jurerê Internacional. Ruas e avenidas de Jurerê Internacional estão literalmente sob a água. O supermercado Imperatriz, que abastece Jurerê Internacional, ficou sitiado pelos águas da chuva e os carros dos clientes não tinham como chegar até ele.
Sêlo ambiental Bandeira Azul
Mansões tiveram suas garagens invadidas pelas águas da chuva. Centenas de veículos tiveram de ser retirados às pressas por seus proprietários das garagens de edifícios. Veículos foram estacionados em lugares mais altos, evitando assim que
sofressem danos com a água que cobre as ruas e avenidas de Jurerê Internacional. Muitos moradores falam que vão ingressar na Justiça de Santa Catarina para se ressarcirem das suas perdas. Está na hora de baixar a Bandeira Azul do mastro principal da praia de Jurerê Internacional e resolver definitivamente o problema do lixo da virada do ano e apresentar uma solução imediata para o saneamento da Beverly Hills de Santa Catarina.

3 comentários:

Anônimo disse...

kkkkk ata beverly hills ???? falta muitoOOO nao é so la que precisa de um bom saneamento basico.. mas em todo lugar que um cidadao paga seus impostos todos tem direitos iguais pagamos para isso,

Anônimo disse...

O lixo depositado na areia é devido a falta de educação dos que resolvem acampar na areia e transformam a praia num verdadeiro lixão. Provavelmente reproduzem o ambiente onde vivem! Para resolver este problema o mais fácil seria proibir a entrada deles nas praias que ainda estão limpas, já que o governo Lula não investe em educação, muito menos em punição para quem joga lixo no espaço público. O melhor caminho seria impedir a entrada deste tipo de ser. Caso contrário a administração pública deveria contratar um batalhão de catadores seguindo tais seres e recolhendo tudo o que deixam para trás. Quem vai pagar esta conta? Nós, os que não sujamos, pagamos os impostos, ajudamos a engordar os cofres públicos e ainda damos emprego para este tipo de ser.

Anônimo disse...

Quero dizer, que como moradora de Jurerê Internacional, seu comentário é tudo o que penso e que tenho mais a acrescentar. Não apenas sofremos em dias de chuva, mas o ano todo e principalmente no verão.
O cheiro de esgosto é insuportável, principalmente em frente ao supermercado.É vergonhoso o saneamento daqui, pois Jurerê Internacional tem e é bem precário, e o Tradicional não tem, sendo que a praia ( o mar ) é a mesma.
Quanto à praia, está lotada de ambulantes não cadastrados na prefeitura, virando uma verdadeira 25 de março de Jurerê, sendo vendidos produtos perecíveis a céu aberto, sem nenhuma refrigeração e fiscalização, entre outros.Não conseguimos nem mesmo olhar para o mar.
Mas o pior de tudo, é a insegurança que estamos vivendo, assaltos diários às casas, e cada vez mais violentos e nada sendo divulgado, acobertados pela empresa sitada em seu comentário.
E quanto a Bandeira Azul, é uma vergonha, pois não atende a quase nenhum dos 29 critérios exigidos, para obte-la, por exemplo; banheiros químicos,policiamento, fonte de água potável e aí por diante.
E concordo com o quesito educação, pois não respeitam nem mesmo local para deficientes físicos ou para idosos.
E os hóspedes do Il Campanário, deveriam ser orientados a levar seus lixos para as poucas lixeiras existentes, ou a administração colocar um funcionário para recolher o lixo que eles produzem, pois nossa praia não é lixo de turista.
E outra coisa, tenho ouvido muita reclamação de pessoas, que aqui não tem locais suficientes para se fazer refeições e os que têm, fica-se esperando por horas, além da exploração financeira.
Tenho um exemplo a sitar, a estética do Open Shoping, estava cobrando para se fazer as unhas da mão, durante o ano, R$ 16,00 / 17,00 e no dia 31/12/2011, cobrou das clientes R$ 25,00. Vocês acham isto correto ou necessário?
E para encerrar, quero dizer que fico muito triste com esta situação e gostaria de poder fazer alguma coisa para que tudo melhorasse.