quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ministro Gilmar Mendes é assaltado em calçadão de Fortaleza

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foi assaltado na noite de terça-feira, em Fortaleza. Ele foi abordado por cinco homens quando caminhava no calçadão da avenida Beira Mar, um dos principais pontos turísticos da cidade. Os assaltantes, armados, exigiram um cordão de ouro de Gilmar Mendes, que estava na cidade para passar o feriado e caminhava sem seguranças. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informou que, até a tarde desta quarta-feira, o ministro não havia registrado boletim de ocorrência. Esta foi a segunda vez que Gilmar Mendes foi abordado por assaltantes na cidade. Em 2008, ele foi alvo de uma tentativa de assalto, também na Beira Mar. Na ocasião, o ministro foi socorrido por três seguranças que o acompanhavam. Ou seja, parecem muito suspeitos estes assaltos a Gilmar Mendes no Ceará, parece coisa armada.

Bispo evangélico que se reúne com Dilma é ligado ao Reverendo Moon

O "bispo" Manoel Ferreira, que estava entre os religiosos que se reuniram com a petista Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, em Brasília, é ligado à seita do Reverendo Moon, conforme pode ser constatado no video abaixo.

Segundo o Ibope, Serra vai ganhando 600 mil novos votos por dia, com mais cinco dias pode virar a eleição

Na véspera do primeiro turno, o Ibope divulgou uma pesquisa na qual Dilma Rousseff aparecia com 51% dos votos para o segundo turno. E José Serra tinha 37%, portanto uma diferença de 14%. O Ibope deu 4% a mais para Dilma, errando acima da margem. E isso foi um verdadeiro fiasco. Nesta quarta-feira o Ibope publicou a primeira pesquisa para o segundo turno. Dilma Rousseff caiu para 49%, ou seja, para 49 milhões de votos. Perdeu 2%, o que equivale a 2 milhões de votos em 10 dias. Já José Serra cresceu para 43%, e alcançou em torno de 43 milhões de votos. Portanto, ele ganhou 6 milhões de votos. Como a diferença é de um espaço de 10 dias, isso significa que, a cada dia, ele obteve 600 mil novos votos. A diferença caiu de 14 milhões de votos para 6 milhões de votos. O que significa que 8 milhões de pessoas mudaram de candidato. Agora, basta Serra crescer 3 milhões de votos para empatar a eleição. Neste ritmo, faltam apenas cinco dias para José Serra, pelo Ibope, ter o mesmo número de votos de Dilma Rousseff. Entretanto, o leitor precisa estar preparado, porque o Ibope é o rei da "margem de erro", com a qual faz sempre o que quer, e lhe permite sempre dizer que acerta qualquer resultado.

Serra deixa Rio Grande do Sul sem declaração de apoio de Fogaça

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, visitou José Fogaça em seu apartamento, na tarde desta quarta-feira, mas o político gaúcho, que renunciou à prefeitura de Porto Alegre e perdeu o governo do Estado, na mais fragrorosa derrota do PMDB no Estado, mostrou mais uma vez porque a derrocada estava com ele desde o começo. Fogaça vacilou mais uma vez e não declarou seu apoio a Serra. Já o PP tomou a decisão em bloco de anunciar o apoio a José Serra, e com isso comprovou porque se candidata a se tornar um novo partido hegemônico no Rio Grande do Sul.

RESGATE DOS MINEIROS

Pronto, está completa a operação, os 33 mineiros foram resgatados. O presidente Sebastian Piñera canta o hino nacional chileno agora ao lado do último resgatado, o mineiro Luis Urzua

RESGATE DOS MINEIROS

Falta só um mineiro agora para ser resgatado, é Luis Urzua, a cápsula Fenix acaba de chegar ao fundo da mina, ele deverá subir a seguir, depois dele restarão subir os cinco socorristas

Dilma tem 53% dos votos válidos e Serra, 47%, diz pesquisa Ibope

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 53% dos votos válidos, enquanto José Serra (PSDB) tem 47%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, Dilma pode ter de 51% a 55%, e José Serra, de 45% a 49%. Levando em conta os votos totais, a vantagem de Dilma para Serra também é de seis pontos percentuais. Segundo o Ibope, ela tem 49%, e Serra, 43%. Brancos e nulos somam 5% e 3% dos entrevistados se declararam indecisos.

RESGATE DOS MINEIROS

Já está subindo a cápsula com o mineiro chileno Miguel Ticona, o 32º que está sendo resgatado

OAB critica Ministério Público que regulamenta medidas para disciplinar acesso a dados sigilosos

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, criticou nesta quarta-feira a Medida Provisória do governo Lula que disciplina o acesso a informações fiscais sigilosas na Receita Federal. Cavalcante afirmou que a entidade fará uma mobilização da sociedade brasileira no combate à Medida Provisória. "Essa Medida Provisória transfere aos cidadãos de bem e sobretudo aos advogados a solução de um problema gerado pela própria Receita Federal, que não tem tido a necessária competência para garantir o sigilo das pessoas", afirmou. "É uma legislação que atenta contra os direitos da advocacia ao exigir procuração pública para que os advogados atuem junto a Receita e que por isso merecerá o combate da OAB", reiterou. Segundo o presidente da OAB, um dos principais problemas gerados pela MP se situa no seu artigo 5º, pelo qual somente por instrumento público específico o contribuinte poderá conferir poderes a terceiros para, em seu nome, praticar atos perante a Receita Federal, "vedado o substabelecimento por instrumento particular". Cavalcante destacou que essa esdrúxula determinação "está impedindo, desde hoje, junto às repartições da Receita Federal, em todo o Brasil, o protocolo de defesas administrativas e recursos, a vista de processos, a obtenção de certidões fiscais, o substabelecimento a advogados do próprio escritório e de outras localidades". Segundo ele, a Medida Provisória, ao criar barreira à defesa do cidadão, "inverte a presunção de honestidade e boa-fé que deve privilegiar as relações entre a sociedade e a administração pública, constituindo verdadeira agressão ao direito fundamental de defesa do contribuindo e instituindo práticas burocrática, custosa, arcaica e cartorária da exigência de procuração por instrumento público específico".

RESGATE DOS MINEIROS

Mineiro Pedro Cortez já foi resgatado, agora faltam só dois para serem içados na mina San Jose

Roraima pode não ter segundo turno

A indefinição a respeito da validade da candidatura de Petrônio Araújo, que foi o terceiro mais votado entre os candidatos ao governo de Roraima, e foi expulso do PHS antes do primeiro turno, pode invalidar os 14.063 votos recebidos por ele e dar ao candidato mais votado, Neudo Campos (PP), o governo do Estado. Com isso, a disputa do segundo turno entre Campos e Anchieta Júnior (PSDB) poderá se tornar desnecessária. Petrônio Araújo havia declarado apoio ao tucano no segundo turno. Petrônio Araújo foi expulso do PHS antes do primeiro turno, "por não cumprir uma determinação da executiva nacional", de acordo com o presidente do partido, Paulo Roberto Matos. No entanto, o prazo para julgamento da candidatura já havia expirado. O Tribunal Regional Eleitoral deferiu o pedido de candidatura e o considerou apto a disputar o pleito. O PHS entrou com recurso contestando a decisão do tribunal. Nesta quarta-feira o juiz eleitoral Erick Linhares reafirmou o entendimento de que "a expulsão do partido não acarreta inelegibilidade do candidato" porque "as condições de elegibilidade devem ser demonstradas pelo candidato à época do pedido de registro da candidatura".

A duas semanas do segundo turno, Ronaldo Lessa é intimado a depor na Polícia Federal de Alagoas

A poucos dias do segundo turno da eleição para o governo de Alagoas, o candidato Ronaldo Lessa (PDT), ex-governador do Estado, foi intimado pela Polícia Federal a depor sobre o possível superfaturamento na licitação em uma obra executada durante seu governo pela construtora Gautama, do empresário Zuleido Veras. O depoimento foi marcado para a próxima terça-feira. Lessa disputa o segundo turno contra Teotonio Vilela Filho (PSDB), que tenta a reeleição. Inicialmente, Lessa seria ouvido no dia 28 de setembro, antes do primeiro turno, mas o ex-governador disse que tinha compromissos e pediu que o depoimento fosse adiado. O inquérito identificou "um possível superfaturamento" de R$ 46 milhões (valores atualizados) na execução da macrodrenagem do Tabuleiro dos Martins, executada pela Gautama, em Maceió. A obra foi iniciada na gestão do ex-governador Manoel Gomes de Barros (1997-1998) e concluída no governo Lessa (1999-2006). A investigação apura também um "possível crime ambiental", pois há suspeita de que a obra foi iniciada sem licença ambiental.

Vox Populi mostra Dilma com 48% das intenções e Serra com 40%

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 48% das intenções de votos segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira, enquanto o tucano José Serra está com 40%. Brancos e nulos somam 6%, mesmo índice de indecisos. Pelos votos válidos, Dilma tem 54,5% e Serra, 45,4%. Entre os entrevistados, 22% disseram ter assistido ao debate da TV Bandeirantes, que aconteceu no domingo, enquanto 77% disseram não ter visto o programa. Entre os que não assistiram, 39% disseram ter ouvido falar do debate e 60% não ouviram falar. Entre os que assistiram ou tomaram conhecimento do debate, 37% disseram acreditar que Dilma saiu vitoriosa do confronto. Outros 32% deram a Serra a vitória no debate, enquanto 31% não souberam ou não responderam.

PV amplia consulta e deixa decisão de apoio no segundo turno para domingo

O Partido Verde levará para votação, no domingo, em São Paulo, as três possibilidades de caminho para o partido no segundo turno da eleição presidencial: apoiar Dilma Rousseff (PT), apoiar José Serra (PSDB), ou ficar neutro. Após quase seis horas de reunião entre a Executiva Nacional do Partido, nesta quarta-feira, em Brasília, o consenso foi de que todas as opiniões serão contempladas. “O partido assegura o direito da minoria de manifestar sua posição caso não haja unanimidade”, resumiu a senadora Marina Silva, uma alma petista. O deputado federal Fernando Gabeira (RJ) explicou que, independentemente da posição oficial a ser adotada pelo partido, os correligionários poderão apoiar quem quiser, contanto que preservem o símbolo do PV. “A decisão de hoje foi: tudo será feito em paz”, resumiu ele. Dos 57 membros da Executiva, 53 participaram da reunião. Para a reunião plenária de domingo, o partido ampliou o número de pessoas com direito a voto. Entre apoiadores da campanha de Marina, e dirigentes do partido, 156 pessoas terão direito a voz e voto, incluindo o candidato a vice, o bilionário Guilherme Leal, pessoas do Movimento Marina Silva e lideranças religiosas que participaram da campanha. A reunião será às 10 horas, no domingo, no Espaço Crisantempo, em São Paulo. Marina Silva conquistou quase 20% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, e pode ser a fiel da balança no segundo turno. Candidato derrotado ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira declarou apoio a José Serra, mas só definirá a forma como apoiará o candidato tucano após a reunião nacional do PV, no próximo domingo, em São Paulo, quando a legenda formalizará a posição no segundo turno. Os diretórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os maiores colégios eleitorais do País, apoiam Serra.

Vídeo de pastor que critica o PT é considerado impróprio pelo YouTube

O vídeo em que um pastor evangélico do Paraná critica o PT e recomenda que os fiéis não votem em candidatos do partido foi considerado impróprio pelo YouTube. Agora, para assisti-lo, o internauta precisa fazer login no site e confirmar que tem mais de 18 anos de idade. O vídeo já foi visto mais de 2,9 milhões de vezes desde sua divulgação, há um mês e meio. Nele, o pastor Paschoal Piragine Jr, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, critica o posicionamento do PT sobre o aborto, a criminalização da homofobia e o divórcio, entre outros tópicos, e pede que os fiéis não votem em candidatos do partido. Durante o pronunciamento, o pastor também exibe um vídeo com imagens de fetos abortados e crianças sendo supostamente enterradas vivas por tribos indígenas (que serve para ilustrar o posicionamento contra o infanticídio). A sinalização do vídeo como impróprio foi feito quase certamente por internautas petistas. Apesar da restrição, o vídeo foi replicado por usuários do YouTube e pode ser assistido em outros endereços. A Primeira Igreja Batista de Curitiba divulgou nota em que classifica o episódio como "restrição à liberdade de expressão".

José Fogaça deve anunciar nesta quinta-feira sua adesão à candidatura de José Serra

Na reunião desta quinta-feira do PMDB, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, deverá anunciar o seu apoio à candidatura presidente de José Serra (PSDB). É inacreditável que Fogaça só assuma esta posição a esta altura do segundo turno. É mais inacreditável e inconcebível que ele não tenha assumido uma posição clara desde o ínicio da campanha. Se tivesse aderido desde o começo à campanha de Serra, certamente sua candidatura e o PMDB do Rio Grande do Sul não teriam protagonizado vexame eleitoral pior do que aquele que conseguiram. Nesta mesma quinta-feira em que o destruído PMDB gaúcho (destruído pelo seu ex-presidente, Pedro Simon) realizará a reunião para declarar apoio a Serra, o mordomo geral, deputado federal Michel Temer, vice na chapa da petista Dilma Rousseff, estará em Porto Alegre para um ato pluripartidário organizado pelo PT. Nesse ato, com certeza, estarão presentes alguns prefeitos do PMDB que se deixaram atrair por um prato de lentilha letal petista.

Ibama aplica multas de R$ 52 milhões e embarga áreas por desmatamento irregular no Pará

A operação Arataú, feita por fiscais do Ibama ((Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), combate desde junho o desmatamento ilegal no sul do Pará. Até hoje já foram aplicadas cerca de R$ 52 milhões em multas e apreendidas 320 metros cúbicos de madeira em tora (equivalente a cerca de 12 caminhões cheios), uma balsa, 16 caminhões e três tratores encontrados dentro de áreas de floresta onde se constatou extração ilegal de produtos florestais. Aproximadamente 9.000 hectares de desmates irregulares, ou o mesmo que 3,5 vezes a área do arquipélago de Fernando de Noronha, também foram embargadas nos municípios de Pacajá, Portel, Novo Repartimento e Anapu. No último domingo, os agentes federais flagraram uma balsa, que tinha 100 metros cúbicos de madeira em tora entre os municípios de Portel e Pacajá. A embarcação estava atracada no igarapé Água Azul e esperava mais carga. Além da madeira, foram apreendidas a balsa e o rebocador envolvidos no crime ambiental, avaliados em R$ 500 mil. "Apesar da Secretaria Estadual de Meio Ambiente já ter liberado a exploração de mais de 500 mil m3 (o correspondente a 20.000 caminhões cheios de madeira), o que se percebe é que continua a ocorrer a intensa exploração ilegal de madeira na região", diz o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Belém, Paulo Maués. Pacajá e municípios vizinhos estão entre os maiores desmatadores da Amazônia.

Brasil amplia importação de trigo em 20% no ano

As importações brasileiras de trigo cresceram cerca de 20% de janeiro a setembro de 2010, para 5 milhões de toneladas, em relação ao mesmo período de 2009, mostraram dados do Ministério da Agricultura divulgados nesta quarta-feira. As compras no Exterior, as maiores para o período de nove meses desde 2007, ocorreram após o Brasil ter colhido uma safra com problemas de qualidade no ano passado por conta do excesso de chuvas. Mas um câmbio favorável a importações também colaborou para o aumento. Enquanto o preço médio do trigo importado pelo Brasil no acumulado de 2010 até setembro foi de US$ 232,00 por tonelada, alta de 5,4% ante 2009, segundo dados do ministério, o dólar foi cotado no período a R$ 1,78 na média, queda de cerca de 15% em relação ao valor médio entre janeiro e setembro de 2009. E embora o Brasil esteja atualmente colhendo uma safra maior e de melhor qualidade, é provável que as compras no Exterior sigam em alta nos próximos meses com o dólar nos patamares atuais, próximo de R$ 1,65, perto do menor valor em mais de dois anos. "Os preços no mercado internacional subiram, mas a taxa de câmbio está dando competitividade. A indústria está priorizando a importação em vez de comprar a safra nacional", declarou nesta quarta-feira o gerente técnico e econômico da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Flávio Turra. O Paraná, maior produtor brasileiro de trigo, colheu até esta semana cerca de três quartos de sua safra estimada em 3,2 milhões de toneladas. A produção oficialmente prevista para o Brasil é de 5,4 milhões de toneladas, contra 5 milhões na temporada passada.

Dilma diz que vai produzir carta afirmando manutenção da legislação sobre aborto

A candidata à Presidência do PT, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira que se comprometeu a produzir uma carta dizendo que não irá mexer na legislação sobre o aborto e que é contra o casamento entre homossexuais. Segundo a candidata petista, que assina qualquer coisa para tentar vencer a eleição, a carta foi definida após encontro que ela teve com evangélicos em Brasília. Dilma fez a declaração enquanto visitava o Centro Integrado de Reabilitação de Teresina. Líderes evangélicos cobraram da candidata nesta quarta-feira que apresente uma "carta aberta à nação" com compromissos firmes contra temas-tabus para os religiosos. O apelo é para que a petista seja mais contundente em relação ao aborto, casamento homossexual, adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo e liberdade religiosa. A sugestão foi apresentada durante um encontro da candidata com 51 representantes dos segmentos evangélicos. "Falar mal é fácil. Para falar bem você precisa de argumentação. O problema é que estamos perdendo a guerra por falta de contundência", disse o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que nos últimos dias visitou 12 templos defendendo o voto em Dilma. Parece que essa gente se recusa a reconhecer o que é o PT.

Republicanos podem ganhar o controle da Câmara nos Estados Unidos

Descontentes com o elevado desemprego, os americanos estão dispostos a tirar dos democratas o controle da Câmara dos Representantes nas eleições legislativas de 2 de novembro, revelou uma nova pesquisa Reuters-Ipsos divulgada nesta quarta-feira. O levantamento nacional constatou que 48% dos americanos planejam votar em candidatos republicanos e 44% em democratas para a Câmara dos Representantes. Os republicanos também obterão bons resultados no Senado. O pesquisador Cliff Young, da Ipsos, disse que os resultados mostram que os republicanos conquistariam 227 cadeiras na Câmara e os democratas, 208. A pesquisa indica que os democratas manteriam o controle do Senado, ficando com 52 cadeiras e os republicanos com as restantes 48, uma vantagem menor do que a que possuem agora. A taxa de aprovação de Obama caiu de 47% no mês passado para 43%. No total, 53% dos americanos consultados desaprovam o modo como ele está conduzindo o país, segundo a pesquisa.

Polícia Federal pede prorrogação de investigação sobre caso Erenice

Após 30 dias de investigação, a Polícia Federal pediu nesta quarta-feira a prorrogação do prazo para apurar as suspeitas de tráfico de influência na Casa Civil, envolvendo familiares da ex-ministra Erenice Guerra. No pedido, o delegado Roberval Vicalvi afirma que ainda não é possível concluir a investigação com os depoimentos prestados à Polícia Federal e pede mais tempo para trabalhar no inquérito. Alguém teve alguma certeza de que a Polícia Federal, conhecida como polícia política do petismo, chegaria a algum resultado nesta e em outras investigações envolvendo petralhas? Até agora, os principais envolvidos no caso, como os filhos da petista Erenice Guerra, braço direito de Dilma Rousseff, optaram pelo silêncio nos interrogatórios. Ainda não há prazo definido para o fim da investigação. No documento, o delegado elencou a Justiça Federal quais as diligências são necessárias para a conclusão do inquérito e então o juiz definirá o prazo. A Polícia Federal investiga se houve tráfico de influência na atuação da empresa Capital Consultoria, dos filhos de Erenice, em contratos e licenças do governo federal, em troca de uma "taxa de sucesso", o nome que o petralhismo dá a "propina". A petista Erenice Guerra foi demitida por Lula após o jornal Folha de S. Paulo publicar que o consultor Rubnei Quícoli, da empresa EDRB, disse ter sido procurado por representantes da Capital Consultoria para viabilizar financiamento do BNDES. Na mesma semana da demissão, a revista "Veja" também havia publicado reportagem que apontava que o filho de Erenice e a empresa Capital Assessoria e Consultoria Empresarial, à qual é ligado, fizeram lobby para ajudar a MTA a obter a renovação de uma concessão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Após as acusações, o contrato dos Correios com a empresa foi revogado.

José Serra chega nesta quarta-feira em Porto Alegre.

José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República, desembarcará em Porto Alegre nesta quarta-feira, pouco depois do meio dia, e em seguida irá até o Everest Hotel, no centro da capital gaúcha, a duas quadras da Assembléia Legislativa e do Palácio Piratini, onde se reunirá com lideranças do PMDB, PP, DEM, PSDB e PPS que apóiam sua campanha. A idéia é que o candidato saia do local em caminhada até o Largo Glênio Peres. Em seguida, José Serra viajará para Rio Grande e Pelotas, onde também fará campanha. As 21 horas voltará a São Paulo. Nesta quinta-feira o PMDB vai reunir o diretório e lideranças do partido para decidir pelo apoio à candidatura de José Serra. Existem algumas vozes dissidentes, mas tudo indica que, neste segundo turno, cerca de 90% do PMDB está com a candidatura de José Serra. A tibieza do PMDB no primeiro turno, sob o comando errático do senador Pedro Simon, resultou na quebra da hegemonia do partido no Estado e na vitória do peremptório petista Tarso Genro, em algo inédito na política gaúcha.

OAB gaúcha vai examinar candidatura do petista Rogério Favretto ao Tribunal Regional Federal

Na sexta-feira, 22 de outubro, às 9 horas, haverá uma Sessão Pública do Conselho Seccional na sede da OAB/RS (rua Washington Luiz, 1110, 14º andar – Sala de Sessões). Na ocasião, ocorrerá a arguição dos candidatos e a eleição da Lista Sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região para o preenchimento de vaga do Quinto Constitucional. Um dos candidatos é o petista Rogério Favretto. Ele é procurador da Prefeitura de Porto Alegre e atualmente está cedido ao gabinete do presidente Lula, em Brasília. Durante o governo do peremptório Tarso Genro na prefeitura de Porto Alegre, em 2001 e pedaço de 2002, Rogério Favreto praticamente não saía do plenário da Câmara Municipal da capital gaúcha, onde comandava a minoritária bancada do PT. Ele deu combate sem trégua à realização da CPI da Habitação, afinal fechada por uma ação ingressada por Eros Grau, que agiu a pedido do peremptório Tarso Genro. Não há dúvida de que a OAB gaúcha colocará Favreto na lista; não há dúvida que o Tribunal Regional Federal o colocará na lista tríplice, e não há dúvida de que ele se tornará desembargador federal. É assim que vai sendo progressivamente petezado o Judiciário brasileiro.